Garantia de HD Seagate funciona no Brasil? O cliente responde!

23 Comentários

A Garantia de HD Seagate colocada à prova por um cliente da MicroSafe

Garantia de HD Seagate funciona no Brasil?

Garantia de HD Seagate funciona no Brasil?

Garantia de HD Seagate funciona no Brasil? Veja o depoimento de um cliente da MicroSafe

Jamais fugindo da premissa que este é um Blog para clientes, hoje trazemos aqui o depoimento do Sandro Campos Mancini, cliente veterano da MicroSafe. O caso envolve um produto da Seagate (da qual a MicroSafe é revenda autorizada) e sua famosa garantia internacional. O Mancini precisou usá-la na prática, e nós acompanhamos com ele cada etapa do processo. Aqui está o resultado, com as críticas dele:

Tudo a seguir é texto retirado explicitamente da troca de emails do cliente com a MicroSafe, que autorizou a publicação aqui no Blog). Lembrando que o processo de garantia da Seagate se inicia com uma ligação, aqui no Brasil, para os números: (0800) 891-5814 ou (11) 3842-6232.

Manda pirão, Mancini!

A garantia da SEAGATE é burocrática pra CARAMBA (da primeira vez esqueci de enviar xerox dos meus documentos e uma carta porque vi a versão americana das instruções onde não listavam essas exigências, e o HD voltou) mas funciona.

Aproveitei todo o detalhamento do primeiro chamado meses atrás e mandei o HD de novo com toda a papelada, remetendo ao chamado anterior, e explicando novamente o problema (HD fica clicando e pára de funcionar, clicando “pra sempre” até que volta a funcionar, pra logo depois voltar a clicar…).

Por ser drive externo, enviei o mesmo e a fonte.

DESTA VEZ eles trocaram. Não tem conversa, mandam produto novo, na caixa, lacrado, como se compra na loja.

Funciona, Santana.

Lembrando de cabeça da burocracia:

– Você tem que baixar um programa deles para executar no PC e conseguir um código de diagnóstico do HD defeituoso;

– Se o HD estiver defeituoso mas não puder rodar o programa deles em cima do HD, tem código no site pra isso;

– Se o programa deles não der código mas souber que está com problema (meu caso), tem código no site pra isso;

– Tem que preencher os dados do produto defeituoso, os seus dados para comunicação e retorno do produto, para receber uma “autorização” deles para enviar o produto;

– Tem que imprimir uma “declaração” onde atesta que o HD é seu mesmo, preencher com os dados do HD e assinar;

– Tem que enviar cópia do RG e CPF;

– Tem que imprimir e anexar comprovante de abertura de chamado (comprovante da “autorização” conseguida com eles);

– Tem que imprimir “etiqueta” para usar na embalagem a ser usada para envio do HD;

– Tem todo um tutorial de como embalar corretamente o HD para envio (se chegar sem o que consideram proteção adequada o HD volta);

– Envio é por sua conta, envio de volta é pago por eles, com ou sem conserto;

 Da primeira vez liguei para um 0800 deles, falei com alguém claramente não localizado no Brasil falando um português sofrível mas muito educado, para quem expliquei o problema e recebi autorização para “ir em frente”. Na segunda vez nem ferrando que iria fazer o mesmo, usei o código para HD que passa o teste deles mas está com defeito, diagnosticado por outra ferramenta, mencionei o chamado anterior e enviei “na fé” mas desta vez com toda a documentação. Na vez que me devolveram o HD por falta de documentação, tiveram a gentileza de listar o que tinha faltado.

Sandro Campos Mancini

Em resumo: Garantia de HD Seagate no Brasil funciona sim, mas é burocrático! A foto deste post foi enviada pelo Mancini, mostrando o produto novo, na caixa.

Mancini, muito obrigado por autorizar compartilhar sua experiência conosco! Tenho certeza que a parte da atenção na documentação vai ajudar muita gente, mesmo que não seja cliente da MicroSafe!

  • Natalia Dias Nogared

    Comigo não funcionou!
    Eles pedem pra custearmos o envio e a extração de dados do hd defeituoso, o que não faz o menor sentido. Como assim, dá garantia só pro HD vazio?

    • Fabio Guarnier

      Sim Natália, as informações contidas no disco são de responsabilidade unicamente do próprio usuário. Quanto ao envio, isso se deve a vários casos de usuários enviarem discos sem estar na garantia ou avariados por motivos de queda, o que anula a garantia, ela lhe devolve o disco sem custo algum.

  • MADELLON FERNANDES THEODORO

    Boa tarde!

    Estou adquirindo um produto da Seagate (compra pelo site), mas o vendedor falou que só envia o recibo de garantia, esse é válido para eu dar entrada na garantia caso eu precise?

    • Madellon:

      Para ativar sua garantia, basta a nota fiscal eletrônica que você irá receber junto com a sua compra! O recibo de garantia é apenas uma… garantia a mais 🙂

  • é uma porcaria o suporte dos caras uma hora para atender to quase ficando louco, vou por eles na justiça porque burocracia de mais eles tem que facilitar e não dificultar

  • Valéria

    Por favor alguem pode me informar como falar com a seagete , para enviar um HD para conserto
    não consigo falar com eles .

    • Valéria:

      O que está havendo, os telefones da Seagate que estão no post não estão atendendo?

  • Valéria

    Bom dia , estou mais de uma semana , para falar com a seagate, não consigo
    alguem por favor me ajuda com eu faço para falar o com eles preciso enviar 2 hds para conserto  obrigado

  • rogerio

    testei com cabo y mesma coisa ele desliga derrepente so funciona com o cabo que veio que é curto atras,o estranho que antes de dar o primeiro erro quando mandei meu hd pra ups ele funcionava de boa na frente,mas vi que realmente o cabo usa 1 usb pra duas portas q merda cooler master fail hehe

  • Marcos Romano

    Rogério,

    Não tem nada a ver com seu HD ou mesmo gabinete, é uma característica da sua mobo (mother board).
    HDs demandam uma corrente alta para funcionar.
    Qdo ligados apenas via USB – sem fonte – nem todas as portas suportam sua demanda de corrente.
    Minhas últimas mobos sempre foram ASUS e gabinetes com fontes de boa potência mas “desde sempre” somente as portas USB traseiras suportavam a corrente demandada por HDs externos.
    Demais periféricos USB como PEN drives e etc, ou não precisam da alimentação da porta ou utilizam uma corrente muito baixa e por isso funcionam normalmente em qquer porta.
    Uma solução que fiz em casa foi a seguinte – todas as fontes têm saídas de alimentação para os drives com +12 (Amarelo – Preto) e +5 (Vermelho – Preto).
    Com o manual da mobo, vc pode identificar os pinos de alimentação USB (GND e +5) no rabicho que vai até as portas do gabinete.
    Vc então corta esses cabos (isole bem as pontas que ficam ligadas na mobo) e solde um ramal direto da alimentação de drive para eles.
    Agora as portas frontais funcionam que é uma beleza.

    • Paulo Santana

      Rogério, concordo com o Marcos (aliás, excelente explicação). Já vimos diversos clientes com o problema que ele cita.

  • Marcos Romano

    Rogério,

    Não tem nada a ver com seu HD ou mesmo gabinete, é uma característica da sua mobo (mother board).
    HDs demandam uma corrente alta para funcionar.
    Qdo ligados apenas via USB – sem fonte – nem todas as portas suportam sua demanda de corrente.
    Minhas últimas mobos sempre foram ASUS e gabinetes com fontes de boa potência mas “desde sempre” somente as portas USB traseiras suportavam a corrente demandada por HDs externos.
    Demais periféricos USB como PEN drives e etc, ou não precisam da alimentação da porta ou utilizam uma corrente muito baixa e por isso funcionam normalmente em qquer porta.
    Uma solução que fiz em casa foi a seguinte – todas as fontes têm saídas de alimentação para os drives com +12 (Amarelo – Preto) e +5 (Vermelho – Preto).
    Com o manual da mobo, vc pode identificar os pinos de alimentação USB (GND e +5) no rabicho que vai até as portas do gabinete.
    Vc então corta esses cabos (isole bem as pontas que ficam ligadas na mobo) e solde um ramal direto da alimentação de drive para eles.
    Agora as portas frontais funcionam que é uma beleza.

  • Marcos Romano

    Rogério,
    Não tem nada a ver com o HD ou gabinete.
    Minha mobo (mother board) é ASUS e somente as portas trazeiras têm potência suficiente pra tocar um HD externo com uma única conexão USB.
    Os demais acessórios USB funcionam normalmente na dianteira pois consomem pouca corrente.
    Se vc tiver um cabo USB Y e colocar em duas portas USB frontais com certeza o HD vai funcionar pois aí sim tem potência disponível suficiente.
    O que fiz no meu gabinete foi o seguinte:
    Em tods as conexões de drives os pares de fios Amarelo-Preto são 12V e os Vermelho-Preto são 5V.
    Com o manual da mobo vc coisegue identificar no rabicho USB que liga as portas do gabinete até a mobo quem é +5 e quem é ground, então vc desliga (corta o fio ou retira do bloquinho conector preto) os terminais +5 e GND que vão pra mobo e solda um ramal direto da alimentação dos drives.
    Funciona que é uma beleza.

  • rogerio

    é cara esqueci de trazer ele aqui pro trampo,ruin é ter que pagar frete de novo pra manda pra eles hehe.

  • rogerio

    a não consigo ver os comentarios

  • rogerio ruiz

    Mandei o meu ja chego tbm novinho,mas to com uma zica acho que é do hd ele não funciona corretamente no meu usb frontal,so nos de tras e a vzs ainda apita estranho pacas vo manda éssa merda de novo.meu gabinete é cooler master 690II funciona tudo normal no usb da frente menos o hd

    • Paulo Santana

      Rogério:

      Você consegue testar o seu HD em um outro micro, completamente diferente do seu? Seria bom, para eliminar completamente a dúvida se é algo com a sua máqiuna, antes de ter todo o trabalho de enviar novamente.

  • Marcos Romano

    Acabei de ter um crash em meu HD. Rodando o programa da Seagate ele gerou um cód e me roteou para o site onde tem toda a papagaiada da etiqueta e tc. Só não entendi uma coisa: o endereço que me mandaram para enviar foi o:
    Attn: RMA1234567890 (código genérico)
    UPS Brazil
    UPS SCS Logística (Brasil) Ltda
    Rua Pedro Taques, 77
    Consolação
    Sao Paulo, 0 1 4 1 5 – 0 1 0
    Brazil
    aí vêm as perguntas: o endereço é esse mesmo?
    Por ser UPS brasil, eles vão enviar meu HD para os EUA e na volta eu vou ter que pagar imposto?
    Já tive um problema com um PENDRIVE da Sandisk e qdo voltou tive que agar imposto, quase não valia a pena enviar para garantia.
    Obrigado

    • Paulo Santana

      Marcos:

      Eu recomendo que você ligue para o 0800 da Seagate mencionado no post. Lá você vai ter a orientação correta do endereço. Tanto quanto eu saiba, ninguém nunca pagou imposto ao receber o HD de volta da Seagate. Mantenha-nos informados!

  • Rogerio, o meu levou por volta de duas semanas, talvez 15 dias, desde do dia de envio. Acho que enviam por SEDEX, eu enviei via PAC, levou alguns dias daqui do Rio para chegar a SP, não estava com pressa, portanto preferi economizar um troco. Quem tiver pressa pode ganhar uns dias enviando SEDEX. Mas fica tranquilo, se receberam, processaram e enviaram de volta, vai receber seu HD numa boa. Ele vem super bem protegido.

  • rogerio ruiz

    Galera mandei o meu a duas semana portatil tbm ta no site deles como enviado alguem sabe quantos dias demora e por que meio vem sedex,pac?

  • Guido Bockmann

    Fiz uso da Garantia da Seagate em um HD Externo e digo fui prontamente atendido e somente tenho elogios a Garantia da Seagate e super rapido, quanto as exigencias nada a declarar pois acho e entendo que são absolutamente normais e muito facil de serem executadas. Va tentar usar uma garantia da Samsung em HD para ver como é uma verdadeira ai sim uma “via crucis, e demorada.

    • Paulo Santana

      Obrigado pelo depoimento, Guido. A reação no Twitter a este post foi bem parecida com a sua opinião. Ponto para a Seagate, sem dúvida, e obrigado novamente pela contribuição ao post!