Licenciamento Microsoft Windows Server 2012 explicado - Blog da MicroSafe

Licenciamento Microsoft Windows Server 2012 explicado

33 Comentários

Licenciamento Microsoft Windows Server 2012 explicado

 

MicroSafe_Windows_Server_2012_Edicoes

O Windows Server 2012 certamente é o melhor servidor de redes da história da Microsoft. Construído em cima do sucesso incontestável de seus antecessores, o Windows Server 2012 acrescenta ferramentas de virtualização ainda mais poderosas, e integra serviços de nuvem  completos, tudo com a já lendária facilidade pela qual a plataforma Windows é conhecida.

Veja agora como realizar o licenciamento do Windows Server 2012 em diversos cenários:

Licença ou caixinha?

Antes do Windows Server 2012, era possível adquirir as licenças em caixinha, com DVD e manual (o que a Microsoft chama de FPP – Full Packaged Product), ou de maneira eletrônica (Licenciamento Open, disponível apenas para pessoas jurídicas). Agora, apenas o licenciamento eletrônico está disponível, e somente para pessoas jurídicas.

Update 28/02: Parece brincadeira, mas acho que a Microsoft lê este Blog, não é possível. O Windows Server 2012 foi lançado… em 2012, e este post, escrito somente em 25/02/2013. Pois apenas 2 dias depois da informação acima ser postada, a Microsoft nos envia o quê? O lançamento  do Windows Server 2012 em caixinha, é claro! Só pra gente ter que fazer essa correção, não é possível. Enfim, a versão em caixinha (por enquanto, somente do Standard) já pode ser comprada aqui. Voltamos a nossa programação normal abaixo.

Ao comprar qualquer das licenças explicadas abaixo, sua empresa portanto recebe apenas um e-mail com o número de ativação do software e o link para baixar o mesmo do site de licenciamento da Microsoft.

Licenciamento Open

Permanecem as exigências do licenciamento Open: se for a primeira vez que você compra licença eletrônica da Microsoft, a compra inicial é de 5 licenças (você pode misturar qualquer produto Microsoft na compra para compor as 5 licenças. Exemplo: 1 Windows Server 2012 + 3 CALs Windows Server 2012 + 1 Office 2013).

Essa compra dá início a um contrato de 2 anos com a Microsoft, onde sua licença é perpétua, não há necessidade de pagar mais nada, e a licença Open pode ser instalada e desinstalada quantas vezes o cliente precisar. A vantagem do contrato é que, nestes 2 anos, você pode comprar qualquer licença Open em quantidade unitária. Ou seja, se depois da compra inicial, você precisar comprar apenas mais uma CAL, poderá fazê-lo, desde que informe o número do seu contrato Open no ato da compra, para verificarmos se ele está ativo. O site da MicroSafe já avisa e pede estas informações durante a compra, e ainda sugere maneiras de completar as 5 licenças de maneira muito econômica!

Quais as edições do Windows Server 2012 atualmente?

Conforme visto na imagem de abertura deste post, o Windows Server 2012 tem quatro “sabores”, que explicaremos em detalhes abaixo:Windows Server 2012 Datacenter, Windows Server 2012 Standard, Windows Server 2012 Essentials e Windows Server 2012 Foundation.

Atenção: O Windows Server 2012 Foundation, na prática, não foi lançado pela Microsoft no Brasil, até a data em que este post foi escrito.

Para obter mais detalhes de preço de cada versão, basta clicar abaixo:

  • Windows Server 2012 Essentials – Esta é a versão mais simples do Windows Server 2012 disponível para venda. É Indicada para pequenas empresas, pois no mesmo preço, já está incluída a licença para um servidor de rede e as licenças para 25 estações (na verdade, o Windows Essentials e Foundation não exigem CALs).As limitações desta versão são: 1) O número máximo de clientes admitidos é 25. Acima disso, é necessário usar as edições abaixo; 2) Não permite virtualização; 3) Não permite acesso remoto. O licenciamento do Windows Server Essentials é, portanto, o mais simples de todos: basta adquirir uma única licença para habilitar um servidor e até 25 estações locais;
  • Windows Server 2012 Standard – A versão mais tradicional do Windows Server. É indicada para empresas de qualquer tamanho, que não precisam de serviços avançados de virtualização.A única limitação desta versão é que ela permite apenas duas máquinas virtuais por servidor. Se você pretende ter dezenas de máquinas virtuais por servidor, invista na edição Datacenter do Windows Server. O licenciamento do Windows Server 2012 Standard segue a seguinte fórmula:
    • Uma licença do Windows Server 2012 Standard pode ser instalada em um Servidor com até 2 processadores físicos. Atenção para não confundir processador (processor) com núcleo (core). Um Servidor Xeon Quad-Core, por exemplo, tem quatro núcleos, mas apenas um processador físico. Portanto, apenas uma licença do Windows Server 2012 Standard é necessária. Somente no caso do servidor possuir 2 3 (ou mais) processadores físicos instalados (ou seja, um servidor com 2 3 processadores Xeon Quad-Core, por exemplo) (*) é que serão necessárias licenças adicionais do Windows Server Standard para o mesmo servidor;
    • Além da licença do servidor, acima, é necessário também que cada estação local que precise acessar este servidor possua uma licença de acesso. Esta licença é chamada de CAL (Client Access License), e é licenciada por dispositivo de acesso. Por exemplo: vamos supor que você possua 10 Desktops, 20 Notebooks e 2 Tablets com Windows 8 Pro, total de 32 máquinas. Não importa se estes equipamentos são usados em 3 turnos, por 90 pessoas (muito mais que 32 clientes, portanto), o que importa apenas é que as máquinas precisarão acessar o servidor. Você precisará então de apenas 32 CALs para licenciar toda a sua empresa. Note que a CAL é apenas uma licença para acesso legalizado ao servidor, você não instalará software algum efetivamente nas estações. Por isso não existe o conceito de “CAL para Windows, CAL para MAC, etc…”. Pelo mesmo motivo, a CAL é a mesma licença para qualquer versão do Windows Server 2012, não existe “CAL para Windows Standard, CAL para Windows Datacenter, etc…”
    • Finalmente, se o Windows Server 2012 Standard precisar ser acessado por uma estação remota, de fora da empresa, via Internet, conexão discada, seja como for, além das 2 licenças acima, é necessário também adquirir a CAL de Remote Desktop(antigamente chamada de Terminal Services). Novamente, essa CAL é para cada máquina de fora da empresa;
    • Nota: antes do Windows 2012, a Microsoft diferenciava as CALs entre CAL Device (que é a explicada acima) e CAL User, que seria o licenciamento por usuário, permitindo ao cliente final decidir o melhor para o seu caso. Como na prática, quase sempre o licenciamento por dispositivo é mais simples e barato do que o por usuário, esta opção foi extinguida no Windows Server 2012. Agora temos apenas as CALs Device;

     

  • Windows Server 2012 Datacenter – Esta versão é atualmente o topo de linha de servidores Microsoft. Como você pode imaginar pela sequência acima, ela não possui qualquer limitação, e é indicada para empresas de qualquer tamanho, para criação de diversas máquinas virtuais em um único servidor (ou vários).Com o Windows Server 2012 Datacenter, você pode eliminar vários servidores e licenças antigos e concentrá-los em um único e potente servidor, escalável (consulte os servidores indicados para virtualização), de modo a aproveitar todo o potencial de seu hardware, centralizando e melhorando o gerenciamento. E sem usar ferramentas de virtualização separadas ou complexas, tudo é feito a partir da interface do próprio Windows Server 2012 de maneira simples e descomplicada. O licenciamento do Windows Server 2012 Datacenter é idêntico ao Standard, ou seja, licença para 1 servidor com até dois processadores + licença (CAL) por máquina de conexão local + (Opcional) CAL de acesso remoto (Remote Desktop)

Resumo do licenciamento do Windows Server 2012 Essentials e Foundation:

MicroSafe_Windows_Server_2012_Essentials_Foundation

Resumo do licenciamento do Windows Server 2012 Standard e Datacenter:

MicroSafe_Windows_Server_2012_Standard_Datacenter

Licenças educacionais e Software Assurance

Assim como praticamente todos os softwares da Microsoft, quase todas as versões do Windows Server 2012 (Exceto Foundation e Essentials) podem ser compradas na modalidade Educacional, que possui 70% de desconto sobre o preço normal.

Importante: somente instituições com registros ativos no MEC podem se beneficiar desta forma de licenciamento.

Já o Software Assurance (SA) é um licenciamento opcional que pode ser adquirido junto com a licença normal. Adquirindo o SA junto com a licença normal do Windows Server 2012, você tem direitos automáticos de upgrade garantidos para qualquer nova versão do Windows Server, por 2 anos, a partir da sua compra. Ou seja, se você compra o Windows Server 2012 + SA em Março de 2013, estará coberto até Fevereiro de 2015. Se neste período, a Microsoft lançar o “Windows Server 2014”, por exemplo, você o receberá automaticamente, sem pagar a mais por isso.

Obtendo o Windows 2008 por Direitos de downgrade

Downgrade, na indústria de software, é o processo pela qual adquire-se a versão atual de um software, para então, solicitar a reversão para a versão anterior do mesmo. Neste caso, a única maneira de conseguir o Windows 2008 atualmente é comprando o Windows Server 2012, e solicitando o downgrade para a Microsoft.

O processo em si é muito simples, e totalmente gratuito: de posse da licença do Windows Server 2012, entre em contato com a Microsoft e solicite a licença do Windows Server 2008. Você receberá o mesmo e-mail com a chave de ativação e link para download, mas para a versão 2008. Note que você não poderá usar as duas versões ao mesmo tempo, o downgrade é uma troca de licenças, portanto, você só pode usar uma ou outra de cada vez, nunca ambas ao mesmo tempo.

Caso deseje também solicitar um DVD com a mídia de instalação, é possível, dependendo da disponibilidade de estoque na Microsoft. Mas esta parte é opcional, e é cobrada a mídia e o envio.

Veja abaixo qual versão do Windows Server 2012 você deve adquirir, para conseguir a versão do Windows 2008 equivalente. Caso prefira, fale direto conosco, e o orientaremos em todo o processo:

MicroSafe_Windows_Server_2012_Downgrade

 

Para saber mais sobre Licenciamento Microsoft em geral, consulte nossa página a respeito.

E para adquirir o Windows Server 2012 ou qualquer produto da Microsoft, visite o site da MicroSafe. Faremos de tudo para sua empresa ser nossa próxima cliente!

(*) Agradecemos a correção do leitor Lucas Ramiro Nogueira, cujos olhos de águia apontaram corretamente que escrevemos o número 2, indevidamente, no parágrafo inteiro acima 🙂