Monitor LG D2342P… o 3D ficou em conta. Agora vai?

4 Comentários

O Monitor LG D2342P é Full HD, é 3D, é LED e tem ótimo custo benefício

Um relato divertido e sarcástico de quem já usa o Monitor LG D2342P e é um expert em 3D

Ricardo Bragança, amigo, cliente, é quem eu considero uma autoridade, quando o assunto é vídeo digital. Eu e ele, entretanto, temos uma discordância fundamental (“uma” entre muitas) quanto ao futuro economicamente viável da tecnologia 3D. Ele é um apaixonado pelo assunto e já brindou nosso Blog com um artigo para quem queria comprar TV 3D.

Desta vez, por pura coincidência, anunciamos uma promoção do Monitor LED de 23″ LG D2342P (detalhes técnicos e preço no link). Creio que não demorou 10 minutos entre o anúncio no site da MicroSafe, e recebermos o e-mail abaixo que, como sempre, é muito bem escrito… com um óbvio quê de “não falei, pombas?”

Chega de background introdutório. Com vocês, nosso astro especialmente auto-convidado, Mestre Ricardo Bragança:

Ricardo: Eu escrevi esse texto há algum tempo, mas nunca cheguei a mandar para cá. No entanto, já que o Santana colocou esse mesmo monitor em promoção, resolvi finalmente mostrá-lo aqui. Afinal, afora a experiência de usuário, aqui eu descrevo o uso das coisas que vêm com o monitor, não são aparentes na propaganda, além de chamar a atenção para o fato de ser provavelmente a solução mais barata para quem quer ter 3D, seja para jogos, filmes e/ou fotos, pois tendo-se o monitor e o que vem de graça com ele não se precisa de mais nada.

Trata-se de custo-benefício. O melhor que eu já vi até agora.

O que vou escrever aqui se dirige a quem se interessa por 3D mas não quer gastar rios caudalosos de dinheiro com isso e pretende trocar o monitor por um de 23″ proximamente (ou não se importaria em trocar só o monitor e não gastar nem um centavo a mais para ter 3D real e colorido em jogos, filmes e Google Earth).

O negócio é o seguinte: esse monitor LG D2343P, de 23 polegadas full HD, custa 15% a mais do que o equivalente não-3D da LG (800 reais x 700 reais, em média). Porém o mais importante vem agora: você não gasta mais NADA para ter seus filmes e jogos em 3D no seu PC. NENHUM UPGRADE DE HARDWARE. Comprei no ano passado e não me arrependi.

Vamos aos fatos. Estes são os pontos positivos do monitor:

– Não requer nenhum hardware adicional para mostrar 3D. Basta ligar à placa de vídeo que você já tem, se ela comportar 1920×1080 (acredito que todas as vendidas hoje comportem). Eu uso via conector DVI, mas acredito que mesmo um cabo VGA analógico já vai servir. Afinal, ele faz 3D mandando as linhas pares para um olho e as linhas ímpares para o outro (quando se está de óculos, logicamente).

– Usa óculos passivos, leves, sem bateria nem cintilação (vêm dois, um deles em forma de clip para quem já usa óculos de grau).

– Para usar em 3D, basta colocar os óculos, sem mudar o modo da tela. Sem os óculos você tem um bom monitor full HD de 23″.

– Inclui uma versão full do Tridef 3D gratuitamente (preço normal $50, pode checar no site do software), dando acesso 3D a vários dos jogos mais interessantes e permitindo assistir a filmes em 3D (com legendas srt inclusive), sem custo adicional.

– Tem brilho e contraste máximos muito altos, de modo que a imagem 3D não fica escura (para uso como monitor comum tenho que colocá-los em 40%).

– Entradas HDMI 1.4, DVI e D-SUB, independentes e selecionáveis: pode ficar ligado permanentemente a até três computadores, por exemplo, ou dois computadores e o Playstation 3, ou ainda o decoder da Net.

– Como tem entrada HDMI 1.4 com suporte a frame packing 1080p 24 fps, pelo menos em teoria pode ser usado para jogar Playstation 3 em 3D, ou para assistir a um filme ligado a um player blu-ray 3D, ou ver as transmissões 3D da Net (digo em teoria porque não testei esses usos para confirmar).

– Útil para usar com programas que têm preview 3D em janela, como o Power Director 10, da Cyberlink (o qual serve para autorar blu-ray 3D). Fica colorido, muito melhor do que anaglyph (aqueles abomináveis óculos verde-vermelho).

Único ponto negativo:

– É causado exatamente por mandar as linhas pares para um olho e as ímpares para o outro: a resolução vertical cai à metade ao ver em 3D. Mas para filmes e jogos fica bom.

Sobre o Tridef 3D (www.tridef.com), que vem com o monitor: vem com manual impresso além do pdf e você pode jogar em 3D real e colorido jogos como Fifa 2011, Sims 3, Duke Nukem Forever (esses eu testei), Alice Madness Return,  Battlefield 2 e 3, Call of Duty, GTA IV,  Need for Speed, Resident Evil 4 e 5, Tomb Raider (esses estão na lista do site deles) e vários outros que não existem em versão 3D para o Playstation 3 (mesmo a versão PS3 custando o dobro do preço da versão PC).

O Tridef 3D também serve para ver filmes em 3D side by side ou top/bottom, baixados da internet. Toca qualquer formato para o qual você tenha o codec na máquina, incluindo mkv (tem que usar All Files para ver os arquivos mkv na lista), com suporte a legendas srt. Sem falar no Google Earth 3D, onde você pode ver as elevações de todos os morros se projetando da tela ao escolher uma rota (se você usando um mapa plano já escolheu um caminho que passava por um terreno difícil, você entende a utilidade de ver o relevo).

Fotos tridimensionais em formato MPO, como as tiradas pela câmera Fujifilm W3, também podem ser vistas em 3D com o TriDef.

Se eu pudesse voltar à época em que o comprei, com o conhecimento que tenho hoje, teria feito exatamente a mesma coisa. A imagem 3D deste monitor não é tão espetacular quanto a de uma TV 3D com tela grande, mas eu acho a relação custo-benefício excelente.

Fica então aí a dica para quem gostaria de poder jogar em 3D e também ver filmes 3D em casa sem gastar muito dinheiro para isso. Ou mesmo que tem PS3 e gostaria de jogar seus escassos jogos 3D. Gasta-se o preço do monitor apenas, que é muito menos do que TV 3D + placa Radeon + TriDef  (ou NVidia + 3DTV Play).

  • Paulo

    queria saber qual formato de filme para baixar para ver em 3D. Alguém pode me ajudar desde ja obrigado.       paulinho_henrique90@hotmail.com

  • Sergioaf1

    Eu pesquisei muito para comprar este monitor, e realmente gostei muito. Eu o comprei, nem tanto pelo preço, mas por ser 3D passivo. Qdo conheci essa tecnologia, prometi a mim mesmo q tudo q eu tivesse em relação a 3d, seria passivo. Alguns podem dizer q a profundidade nao é tao grande qto a tecnologia ativa, mas em compensação,o óculos é leve, barato, não precisa de pilhas, a imagem não tem a sintilação da ativa, não dá dor de cabeça, o tempo de utilização é muito maior. Então os prós são em muito maior número q os contra, q nesse caso se resume a profundidade, e acho q em nem todos os casos isso se aplica.

    • Sérgio:

      Concordo com você em muitos pontos, mas o principal mesmo é o do conforto. Só fiquei na dúvida em relação a tecnologia empregada nos cinemas agora. Eu já desisti de assistir filmes 3D no cinema exatamente pelas razões que você mencionou. Para mim, é quase impossível chegar ao fim do filme sem lacrimejar, e não por que o filme é emocionante, mas porque o 3D do cinema me causa uma fadiga visual impressionante, mesmo.

  • Valew mesmo pelo post ninguem melhor para falar do q quem ja possue um; em abril compro o meu vou ligar no ps3 HDMI e no pc com placa ati DVI-D e audio HT samsung entrada óptica para 5.1 canais para filmes e jogos. Não vejo a hora kkk.