Notebook Samsung Shark: Visual e ergonomia surpreendentes!

9 Comentários

Notebooks Samsung Shark: Design e Ergonomia

Ergonomia parece estar em alta aqui no Blog. Ontem falamos do ThinkCentre A70z, e hoje, o primeiro detalhe que chama atenção na foto acima é justamente a superfície em lombada da Nova Linha de  Netbooks e Notebooks Shark da Samsung (Estamos exibindo as fotos do modelo NP-SF410-SD2BR neste post).

Pausa para dissertação: Teclado é assunto sério. Eu não trocava meu teclado IBM original (aquele, em que as teclas de função eram em uma coluna vertical do lado esquerdo) por nada neste mundo. Até que eu conheci um Microsoft Natural Keyboard que fez a minha cabeça. Infelizmente, eu o perdi para uma xícara de café que nem era minha, e nunca mais consegui comprá-lo novamente.

Isso tudo é apenas para dizer que um teclado em lombada, em um notebook, é uma daquelas idéias que quando você vê, pondera porque ninguém pensou nisso antes. Diferente dos teclados que amamos, notebooks não vêm com ajuste de inclinação para digitação. E para quem escreve, isso é muito, muito importante. Interessante que notebooks sempre tiveram apoio para as mãos,  mas nunca abordaram nativamente este detalhe tão simples.

Notebook Shark AbertoNotebook Samsung Shark Fechado

Como o próprio nome diz, a Samsung batizou esta linha de Netbooks e Notebooks com o nome de “Shark” (Tubarão), para fazer jus às formas alongadas do produto, criando um produto que de fato se destaca em meio ao visual tradicional dos concorrentes. Infelizmente, entre todas as suas excelentes características, nenhum dos modelos (até agora) vem acompanhado do Windows 7 Professional, o que praticamente descarta o uso do produto por empresas.

Mas não é só no design que o produto se destaca. A linha Shark tem excelentes preços e configurações, como mostra a tabela abaixo, variando de R$ 850 a R$ 2.300 na configuração de topo, que é bastante respeitável, revelando um custo/benefício excelente para o produto (Clique para ver o preço atualizado):

NP-NF110-AD2BR Netbook Samsung Shark NF110-AD2 Atom N455 (1.66GHz) 1GB 250GB 10.1″ LED Windows 7 Starter WiFi N Bluetooth WebCam
NP-NF110-AD1BR Netbook Samsung Shark NF110-AD1 Atom N455 (1.66GHz) 2GB 250GB 10.1″ LED Windows 7 Starter WiFi N Bluetooth WebCam
NP-SF410-SD2BR Notebook Samsung Shark SF410-SD2 Core i3 370M (2.40GHz) 4GB 640GB 14″ LED DVD-RW Windows 7 Home Premium 64 WiFi N Bluetooth 3.0 WebCam HDMI NVIDIA GeForce 310M 512MB
NP-SF310-SD1BR Notebook Samsung Shark SF310-SD1 Core i3 370M (2.40GHz) 4GB 320GB 13.3″ LED DVD-RW Windows 7 Home Premium 64 WiFi N Bluetooth 3.0 WebCam HDMI NVIDIA GeForce 310M 512MB Marfim
NP-SF310-SD2BR Notebook Samsung Shark SF310-SD2 Core i3 370M (2.40GHz) 4GB 320GB 13.3″ LED DVD-RW Windows 7 Home Premium 64 WiFi N Bluetooth 3.0 WebCam HDMI NVIDIA GeForce 310M 512MB

Samsung Shark  TraseiraTampa do Notebook Shark

Os destaques da configuração (presente somente em alguns dos modelos acima, não válidos para Netbook Samsung Shark) são:

  • Processador da família Core i da Intel é sempre bem vindo;
  • Placa de vídeo GeForce com memória dedicada, ideal para aplicações gráficas (Photoshop, CorelDRAW, etc) e jogos;
  • Bluetooth 3.0. É a primeira vez que vemos o novo padrão (mais rápido que o 2.0) em um Notebook de linha. Não terá muita utilidade por enquanto, pois poucos periféricos adotaram o novo padrão, mas é importante destacar, pois mostra um comprometimento do fabricante com tecnologias mais modernas;
  • Porta HDMI 1.4, necessária para suportar a velocidade de transmissão 3D em FullHD, como o Ricardo Bragança explicou neste post. Embora o notebook em si não seja 3D, vale aqui o mesmo argumento sobre adotar a última palavra em tecnologia;
  • Windows 7 de  64 bits, para realmente poder aproveitar toda a memória de 4GB e o processador Core, como já explicamos neste post;

Notebook Samsung Shark, Vista de Frente

 

Outros pontos que merecem destaque na linha Shark (somente em Notebooks) são:

  • Boot em 3 segundos;
  • Bateria de longa duração
  • Protocolo DLNA (Para transmitir arquivos de mídia direto para TV´s e dispositivos de mídia também compatíveis com DLNA)

Perfil do Notebook Samsung Shark

 

Em resumo, a Samsung começou há pouco tempo na área de Notebooks, mas está constantemente renovando seus lançamentos. Sendo um fabricante mais voltado para a área de Áudio/Vídeo, é natural que seus produtos apelem para o design. A configuração agresssiva dos Notebooks acima faz da linha Shark uma opção considerável para Notebook pessoal, e nada impede que o Windows 7 Professional seja implantado, para uso em empresas.

 

 

  • Mateus Alves

    A cabei de comprar um Netbook o “NP-NF110-AD1BR”, porem gostaria de saber se fiz um bom ou mal negócio?! Vale lembar que eu não o quero para trabalhar, mas sim para dar suporte nos trabalhos e pesquisa da faculdade…E ai?!

    • Paulo Santana

      Mateus:

      A resposta é: Talvez.

      Se você queria um netbook apenas para trabalhos de faculdade, o modelo que você comprou é precificado bastante acima do necessário para isso (Estou considerando que você o usará primariamente para Word, Excel, e de vez em quando, um PowerPoint e um software gráfico leve, como o PaintShop). Neste ponto, não foi uma boa compra, porque você poderia ter escolhido um Netbook mais em conta (da própria Samsung, inclusive), ou até mesmo um Notebook de entrada.

      Com praticamente a mesma configuração do Shark, você poderia ter adquirido o N150 da própria Samsung, bem mais em conta:

      http://www.microsafe.com.br/np-n150-jp03br_samsung_netbook-n150-atom-n455-2gb-250gb.npn.html

      Veja a lista de todos os Netbooks aqui:
      http://www.microsafe.com.br/notebook_netbook.cat.html

      O Shark é bem precificado como Notebook. Por outro lado, você está com uma senhora peça de hardware nas mãos agora, e com um design exclusivo, que preenche todos os requisitos de mobilidade modernos, exceto o 3G, que você sempre pode comprar à parte. Então, não se recrimine!

      Grande abraço

  • Pingback: Afinal de contas, pra que serve o Chromebook? - Blog da MicroSafe()

  • Olá Paulo! obrigado pela atenção e parabéns por esta sua iniciativa.

    • Paulo Santana

      Fernando, eu é que agradeço sua participação! Fique a vontade para nos sugerir tópicos em profundidade aqui no Blog, ele é para clientes, para você.

  • Obrigado Paulo! Refiro-me aos Notebooks. Sabe dizer-me se a Sansung pretende lança-los com o Windows 7 Profissional?

    • Paulo Santana

      Não há nenhum indício disso, ainda mais se verificarmos que todo lançamento de Notebook Samsung até hoje no Brasil não focou corporativo. Na verdade, como falamos, a Samsung é bastante focada no mercado Áudio/Vídeo. Eu concordo que seria muito bom termos mais essa opção. O que se pode fazer por enquanto, infelizmente, é adquirir uma licença OEM do Windows Professional ou Ultimate junto com o notebook. Abraços!

  • Esta linha pode ser encarada como um produto office? ou seja, aguenta o tranco do dia-a-dia?

    • Paulo Santana

      Olá Fernando:

      Obrigado pelo seu comentário!

      Vamos por partes: A linha Shark se divide em Netbooks e Notebooks. Os primeiros são portáteis leves e de longa duração de bateria, ideais para o acesso a internet e tarefas leves. Já todos os notebooks Shark listados acima estão muito bem configurados, e portanto, aguentam até mais do que o dia-a-dia. Note que apenas o fato deles terem placa gráfica dedicada já alivia bastante o trabalho do processador, o que nem precisava, visto que são Core i3. Junte isso com o Windows 7 64, e de fato, o produto tem uma excelente configuração “pau-pra-toda-obra”. Note apenas que com o Windows 7 Home Premium não é possível se conectar a redes corporativas como domínio (Windows Server), somente workgroup.

      Fique a vontade para mais perguntas.