Novidades do iPhone 4S e seu caranguejo falante

4 Comentários

Siri, a nova interface por voz do iPhone, é a maior novidade do 4S

MicroSafe mostra pra você as novidade do iPhone 4S

iPhone 4S a preço de Kindle Fire! (Créditos da foto: gdgt)

iPhone 4S: Rise of the Machines

As informações abaixo foram adaptadas do Live Blog do gdgt, enquanto a apresentação era feita. De todos os streams ao vivo que acompanhei, me pareceu ser o melhor.

Este post é exclusivamente sobre o iPhone 4S. Se você quiser ler sobre as (poucas) novidades do iOS 5, iPod Touch e Nano, pode ir direto no link acima (em inglês) ou dar uma olhada no Facebook da MicroSafe, onde discutimos muitas das novidades abaixo. Aproveite para participar do papo!

Novidades do iPhone 4S:

– Novo hardware: Chip A5 Dual Core, que segundo a Apple, “é 7x mais rápido que o iPhone 4”;

– Gaming Center: Como demonstração das novas capacidades gráficas do iPhone 4S, a Epic Games demonstrou o jogo de ação, “Infinity Blade 2”, exclusivo para iOS. O colunista do gdgt não se mostrou impressionado, e aparece muito pouco no vídeo oficial da Apple (final do post), então temos que esperar o vídeo do jogo para conferir;

– iCloud: Esperava bem mais. A integração com a solução de nuvem da Apple, de relevante, apenas sincroniza sua biblioteca de músicas entre todos os dispositivos com suporte ao iCloud – e é um dos espaços de armazenamento mais caros do mercado, na verdade, 4x mais caro que o do Google! Fora que o Amazon Cloud Drive já fazia tudo que o iCloud só agora anunciou;

– Sobre o novo sistema de antenas do iPhone 4S, disseram “Nossa equipe de engenharia trabalhou duro para produzir o estado da arte em celulares. Agora, podemos alternar entre 2 antenas, uma para enviar, outra para receber, de modo a melhorar ainda mais a qualidade da ligação”.

Em outras palavras “Ok, a gente sabe que nossa última antena foi uma droga”

– GSM e CDMA juntos, pela primeira vez, em um iPhone. Um pouco irrelevante para nós Brasileiros, mas importante em outras partes do mundo, dando o status de “Worldphone” ao iPhone 4S;

– Fotos: Resolução de 8mp, Detetor de Faces, Sensor CMOS retro-iluminado (capta 73% mais luz que o iPhone 4), e muito mais rápida: Apenas 0.5 segundos de intervalo entre as fotos. Aqui a Apple não resistiu e deu uma alfinetada no Android, dizendo que “nossos concorrentes biônicos podem tomar café entre uma foto e outra”

– Filmadora: Captura filmes em Full HD (1080p), com estabilização de imagem e redução de ruído em tempo real. Aliado às novas lentes acima, prevejo que isso é estratégia da Apple para derrubar o YouTube de vez;

– Siri (que aqui apelidamos de “Caranguejo falante”): Uma nova interface de comando de voz. Comando por voz em celular como novidade? Sério? Então: A diferença está na inteligência artificial por trás do Siri, e o que ela pode fazer em conjunto com os outros apps do iPhone. É bacaninha perguntar “What’s the weather like today?” (Como está o clima hoje?) e o Siri te dizer. Outros exemplos: “Ache um bom restaurante Grego em Palo Alto” (O Siri retorna a lista de 5 restaurantes gregos, ordenados por ranking). Mas isso é firula, ninguém vai morrer sem isso. O mais importante, para mim, foi o fato do Siri poder ler suas mensagens em voz alta. Isso é um must-have para deficientes auditivos (sem necessidade de apps adicionais), e pode ser bastante útil em realizar “screening” de emails (como a gente faz com secretária eletrônica: Ouve, deleta, ouve, repete, ouve, arquiva, etc…). Outros aspectos importantes: Marcar reuniões, buscar definições na Wikipedia, etc… isto sim, é revolucionário. Pontaço pra Apple.

Já se ditar textos por voz vai funcionar no iPhone 4S, só acredito vendo (Ainda mais que atualmente o povo já reclama muito do corretor ortográfico do iPhone, que dirá reconhecimento de voz!). Isso tudo me lembrou o VoiceType da IBM no OS/2, que era muito bom, mas ainda assim, era mais rápido digitar do que ficar corrigindo erros toda hora. O Siri estará disponível em Inglês, Alemão e Francês. Ficou claro que é a maior novidade do iPhone 4S, que está sendo anunciado como um “Assistente Pessoal” quase humano;

– Preço: FINALMENTE um iPhone realmente barato! Fica realmente difícil comprar outro Smartphone (nos EUA), quando o preço de entrada do iPhone 4S passa para $199, com 16GB. A linha completa é: iPhone 4S de 16GB por $199, 32GB por $299 e 64GB (pela primeira vez) por $399;

– Datas: O iPhone 4S será lançado em 14/10, com pré-venda a partir de 7/10 (nos EUA). Para o Brasil, ficou para o final de 2011, sem data anunciada;

– Além disso, reduziram o preço do iPhone 4 de 8GB para apenas $99. Já sobre o misterioso iPhone 3GS “de grátis”, não consegui maiores informações;

Enfim, costumamos bater muito na Apple aqui no Blog, mas nunca injustamente. O lançamento do iPhone 4S decepcionou muita gente que esperava o anúncio do iPhone 5, mas o novo preço, aliado ao novo patamar tecnológico é uma clara resposta às recentes mudanças do mercado (Especialmente o anúncio do Kindle Fire), e em nossa opinião, para muito melhor. É um novo produto, que aborda alguns problemas do modelo anterior (especialmente a polêmica em torno da antena) e inova em direções que todo mundo queria (como a câmera). De novidade mesmo, fica o Siri e a tão prometida integração com o iCloud, que sinceramente, achei fraca.

Na verdade, o silêncio sobre o iPad, durante a conferência, chegou a ser ensurdecedor. Tudo bem que o evento era sobre o iPhone, mas muita coisa foi dita sobre o iOS 5, sobre o iPod e quetais. Já sobre o iPad, a Apple se limitou a dizer que ainda é o líder do mercado, e, em uma bravata de marketing (muito bem mandada, por sinal), dizer que as pessoas não querem comprar tablets, querem comprar… iPads! Eu discordo, mas vamos aguardar os números do mercado depois do lançamento do Kindle Fire.

Concorda? Discorda? Comente, elogie, reclame ou bata na gente. Estamos aqui pra isso. 🙂

Vídeo do iPhone 4S (com direito a trilha instrumental da Adele. Eu “odeio” o marketing destes caras…):

http://www.apple.com/iphone/#video-4s

  • Antonio Vilhena

    Sim, o que vai ocorrer agora é justamente a guerra de preços! Acredito que a turma da Coreia (Samsung e outros), estavam com preços inchados por conta de se capitalizarem e não adiantar colocar um produto top com preço muito baixo, mas acredito que essas empresas (Samsung e a Motorola/google), irão agora jogar o preço para perto do Iphone 4S, e como já possuem o hardware no mesmo nivel (8mpx, dual core, etc), vai só mudar o Sistema Operacional (o anuncio é agora em novembro)!

    • Paulo Santana

      Esse final de ano promete. Aliás, eu já falei, se eu fosse um fabricante de SmartPhone estaria MUITO preocupado, depois que o Google comprou a Motorola…

  • Antonio Vilhena

    Resumo da ópera: a apple chamou de Iphone 4S e não de Iphone 5 justamente porque foi somente um lançamento para “corrigir erros”!
    – Dual core? Já existem VÁRIOS no mercado com processador dual core (estranho não terem mostrado comparativos de velocidade com eles)
    – Gaming center? Não tem NENHUMA novidade nisso… a novidade é se tivessem algo de novo no hardware realmente para isso o que não houve… de resto, copiaram o Game Hub do Galaxy S
    – Icloud? Já lançou pior que o que já existe
    – Antena? Corrigiu uma FALHA de hardware, não há “lançamento” nisso
    – GSM + CDMA… só para atender aos usuários resistentes em migrar nos EUA.. não há “novidade” também
    – Fotos? Vários celulares já possuem cameras com 8mpx, e compararam com androids “toscos” e não com os topos de linha
    – Filmadora?? Já tem lançamento no mercado com 1080p também, ou seja, estão “correndo atrás”
    – SIRI… realmente a unica coisa “diferente”, mas que a história só tem mostrado que nunca deu certo! Vários já tentaram interface voz-micro (inclusive a propria apple nos idos apple2e etc), e NUNCA deu certo devido a complexidade da voz humana, sotaques, atenuações, etc!
    Resumo: de “novidade” só mesmo o SIRI, e que enquanto a turma não colocar a mão para realmente avaliar, não tem nada de novo.
    O que deu para notar é: a Apple vai sentir MUITO a ausencia do Steve Jobs! Seja na qualidade das apresentações, seja na qualidade das inovações!
    Eu vou viajar agora para o exterior, pensava em “olhar” o iphone novo, e já decidi que não tenho NENHUM atrativo por ele!

    • Paulo Santana

      Ficou claro que as novidades são para usuários de Apple poderem se dar melhor em papos com usuários de Android. 🙂 Brincadeiras à parte, achei o preço fantástico, para um produto da Apple. Sinal que a concorrência existe, é forte e saudável, e isso é bom pra todo mundo, especialmente para os clientes. Existe algum celular Android, lá fora, por $199, que faça tudo que o iPhone 4S faz (menos o Siri, claro)?

      Ah, e continuo achando sintomático eles quase não terem tocado no iPad (ô trocadilho sujo, malcheiroso, nojento…)