Samsung RV415 de segunda geração com plataforma AMD Fusion

56 Comentários

A segunda geração do Samsung RV415 emplaca o conceito da tecnologia AMD Fusion

MicroSafe: Samsung RV415 NP-RV415-AD2BR, o "Nãotbook"

Samsung RV415, o notebook com crise de identidade

 

UPDATE 07/04/2012: Perguntas mais frequentes sobre o RV415

Desde sua publicação, este post sobre o RV415 tem sido um dos mais populares do Blog entre os posts sobre produtos (o segundo é sobre as Plotters e o terceiro, sobre a Epson L200).  O interessante é que este post foi publicado sobre a segunda geração do RV415, e o mesmo atualmente já está na terceira geração, que descrevemos abaixo.

Por isso, identificamos nos comentários as dúvidas mais frequentes dos leitores e resumimos aqui, logo no começo do post original. Esperamos que você encontre o que procura aqui. E se encontrar, não deixe de curtir e compartilhar o post com quem precisa de ajuda!

Tópicos:

  • Novas gerações do RV415,
  • Trocar o Windows Starter do RV415 pelo Windows Ultimate realmente o deixa mais rápido?
  • Como corrigir o brilho do RV415
  • Onde encontrar os drivers e suporte para o RV415

Novas gerações do RV415

Como prova de sua popularidade, o RV415 atualmente se encontra em sua terceira geração (Abril/2012), mantendo as mesmas características que o consagraram: um notebook de ótimo custo/benefício (abaixo de R$ 999), surpreendentemente poderoso pelo seu preço (principalmente na parte gráfica, como explica o post e comprovam os comentários abaixo). Na geração atual, ganhou um disco de 500GB e um acabamento mais refinado, em prata (confira as fotos ampliadas).

Trocar o Windows Starter do RV415 pelo Windows Ultimate realmente o deixa mais rápido?

Muita gente compra o RV415, que vem com o Widnows Starter, e troca pelo Windows Ultimate, sob a alegação de que isso melhora absurdamente a performance do RV415. Talvez sim, talvez não, mas não há nada de científico nisso. Vamos explicar:

Todo computador de marca sofre de um problema de performance que denominamos “crapware”. Crapware é aquele conjunto de programas que vêm pré-instalados no Windows, pelo fabricante do computador. E invariavelmente, os fabricantes fazem muitas escolhas ruins na seleção destes programas, que, eles sim, acabam por deixar seu computador mais lento. Isso porque o aplicativo em si é “pesado” (ou seja, ocupa muita memória ao ser executado, o que prejudica a performance do computador como um todo).

Por isso, você simplesmente reinstalando o Windows – pela mesma versão que veio, inclusive – é uma maneira prática de se livrar de tudo isso. Como se criou um folclore em torno do Windows Ultimate ser mais rápido do que o Windows “normal”, as pessoas acabavam reinstalando esta versão. Na verdade, o que deixa tudo mais rápido não é o Ultimate, ou Professional, e sim, a remoção do crapware (e de quebra, algumas decisões de configuração do fabricante, que normalmente, são muito conservadoras, priorizando segurança no lugar de performance) que obviamente acaba sendo feita durante a reinstalação do Windows “do zero”.

Não esqueça, porém, de instalar um antivírus qualquer assim que terminar. Existem várias opções gratuitas, e dentre as pagas, recomendamos os russos amalucados da Kaspersky.

Como corrigir o brilho e outros problemas do RV415 após a reinstalação do Windows

Após a reinstalação acima mencionada, muitos clientes reclamam de problemas em controlar o brilho do RV415. Esse é o problema mais comum nos comentários abaixo, entre outros menores. Isso acontece porque, quando o Windows é instalado, ele obviamente elimina  todo o conteúdo do seu disco rígido, e com ele, as configurações feitas pelo fabricante. Ainda por cima, o Windows 7 instala configurações padrão (através de drivers genéricos) . Para poder voltar a ter controle total do seu notebook, com a máxima performance possível, é necessário complementar sua instalação do Windows com os drivers específicos da Samsung para o RV415

Onde encontrar os drivers e suporte para o RV415

A página abaixo lista vários drivers para o RV415, mas a melhor dica é baixar apenas o Samsung  Update Plus. Ao baixar e instalar este programa da própria Samsung, ele mesmo se encarrega de baixar tudo que seu computador precisa para ficar atualizado. Isso lhe restaurará o acesso apenas aos programas de controle da configuração do notebook, sem o crapware que vinha junto da instalação original, permitindo então ajustar o brilho, conexões da internet, entre outros parâmetros:

http://www.samsung.com/br/support/usefulsoftware/supportUsefulSwNotebook.do

[FIM DO UPDATE]

Agora, de volta ao post original:

Não é netboook, mas tem preço de um. Não é notebook, mas tem desempenho gráfico de um.  Assim é o Samsung RV415 (NP-RV415-AD2BR originalmente, atualmente NP-RV415-BD2BR) de segunda geração que integra a nova tecnologia AMD Fusion, que já falamos aqui.

Todo o hype em torno da tecnologia AMD Fusion é difícil de ser analisado friamente. Mas olhando de uma ótica puramente capitalista: A Intel, desde sua linha Core de processadores, passou a integrar o processador gráfico na arquitetura de suas CPU’s. A resposta da AMD, claro, foi inventar um novo conceito em processadores, a APU (Unidade de Processamento Acelerada, em português), que em teoria, seria o equivalente à plataforma Core da Intel, mas ainda mais avançada, pois uniria o processador gráfico (GPU) e a CPU em um mesmo chip. E ainda por cima, economizaria bateria. Restou saber se na prática funcionaria assim.

O que daria pontos extras para a AMD em sua investida seria o fato dela ter adquirido a ATI, fabricante de placas gráficas que dominava o mercado, antes de bater de frente com a NVIDIA. Como os processadores gráficos da Intel nunca foram dignos de nota, depois do anúncio da tecnologia Fusion, a expectativa era que a união dos bons processadores AMD, com a excelente tecnologia em gráficos da ATI – que foi batizada de “Vision”, para este projeto – pudesse realmente criar algo de diferente no mercado.

Bem, realmente criou, tanto que quase ninguém entende o que “Vision”, “Fusion” e “APU” signifcam… Por isso aproveitamos que recebemos o Samsung RV415 para explicar, sem firulas: A tecnologia Fusion nada mais é que a união da tecnologia Vision (GPU) com uma CPU da AMD, no mesmo processador. Logo, processadores que possuem GPU + CPU integradas no mesmo chip foram batizadas de APU’s pela AMD. É isso.

O produto que descrevemos neste post já é a segunda geração do Samsung RV415 (a maior diferença aparente é o HD, que era de 320GB, e agora é de 500GB — Sinal que a primeira geração fez sucess0 — e o partnumber, que passou para NP-RV415-AD2BR). Ele continua usando a APU AMD Dual Core E-350 da primeira geração.

A grande surpresa foi que o Samsung RV415, ainda em sua primeira geração, entregou demais de um lado, e moderadamente de outro. Explicando: Ele é um processador apenas decente para tarefas do dia a dia (mas melhor que o de um Netbook), mas é excelente para desempenho gráfico! Encontramos relatos em um fórum do excelente Clube do Hardware de usuários utilizando o RV415 para jogos em alta definição (!!)

Como pode um processador ser tão bom em gráficos, e pecar no desempenho diário? Os mesmos relatos acima indicam que a substituição do Windows 7 Starter que acompanha o modelo pelo Windows 7 Home Premium, e a consequente atualização de drivers melhora significativamente a performance do RV415. Mas pra nós, a explicação é mais prosaica: A ATI já foi líder, e seu DNA fica evidente no projeto, agora.

O Samsung RV415 é o primeiro modelo de notebook (Netbook? “Nãotbook”?) que vemos emplacar, de fato, a tecnologia Fusion na prática. O que é melhor é que ela demonstra grande potencial para crescimento. Basta, ironicamente,  a AMD trabalhar mais o próprio lado dela…!

  • Charles Marconi

    Tenho um RV 415 é muito bom mas o meu tem o processador de 2MB de cache 1.6GHZ. A maioria dos RV – 415 tem processador de 1.3Ghz e 1GHZ que é lento.

  • Miriam Polyana

    Galera Comprei um samsung RV-415 ele veio com starter 32 bit então
    formatei e instalei o Ultimate 32 bit , porém depois que instalei ele
    ficou com o brilho na tela escuro e o estranho que quandou vou regular o
    brilho através de FN e a setinha pra cima ele não acontece nada aperto
    as setinhas pra cima e pra baixo mas nada , ja quando aperto FN e a
    setinha pro lado que é do audio funciona normalmente o som abaixa e
    aumenta. logo acho que não é Nenhum tipo de odefeito na tecla FN , ja
    instalei todos os drives originais no site da samsung ja instalei os programas que a samsung instala quando veio fiz de tudo

  • Gilson Tadeu

    A linha samsung rv415 é um lixo ao invés de melhorar eles procuram enganar as pessoas com poucos meses de uso eles começam a dar problema de imagem placas mãe descartáveis só tem nome más deixa a desejar em produto.

  • Lucas Dias

    lixo esse amd ,jogo cs e ele deixo meu cs com a tela pequena com faixa preta do lado em cima e embaixo —‘

  • jhonata

    ola, o meu e um rv415 amd e-300 dual-core, tem 512 video, radeon hd 6310 graphics.
    sera q consigo rodar jogos como gta 4, blur, cod mw3… brigado…..
    e como posso melhorar o desenpenho dele vlllw ai,…..

  • Nilton Ferreira

    Formatei o meu rv 415 e agora varios jogos que rodavam anteriormente não querem rodar alguem me explica??

  • thiego

    comprei um rv415e uma pura merda computado trava pra caramba passei um filme pra ele mai quando vou ver fica todo travando a imagen nao sei o que fazer..

  • Vjbugaloo

    hola,galera tenho um rv 415,omeu tem 8 gb mem, e hd de 500, e roda o cs 6 da adobe, roda liso,so qdo vou exportar  que demoraum pouco, preciso trocar o processador, pelomenos um quadri copre,mas estou super satisfeito.

  • amanda

    ganhei o RV415, eu achei ele bom, só que pra assistir filmes eu tive que baixar um progama, e ele não roda
    CRYSIS :/ queria saber o porque.

  • jackson amancio de jesus

    meu notebook samsung rv415 naum esta carregando oque pod estar acontecendo?já faz tres dias que está ligado à tomada e naum carrega nenhuma pouco.ele é novo naum faz nem uma semana de uso.

  • Marcelo Costa

    Comprei um note Samsumg NP-RV415 L AD2BR(prateado) pra minha filha, e não sei até agora que tipo de bateria ele usa(não me atrevi a tirar a tampa pra ver, vai que dá mer…). Gostaria de saber se a bateria é de Li-íon, NiMn ou NiCd. To na maior confusão como usar o carregador, uns dizem que eu posso usar com ele conectado em casa(direto), outras pessoas dizem que tenho que deixar a bateria descarregar e depois carregar. Outros dizem que não posso deixar carregar 100%, outros falam pra não deixar descarregar 0%. Já falaram até que posso tirar a bateria e usar só como carregador(em casa), quando for usar o note fora de casa  colocar a bateria(disseram que tinha que dx a bateria com 20% de carga, aí tira ela e usa o note só com o carregador, depois quando for usar fora de casa, coloca a bateria e carrega até 90%, disseram que assim se usa pouco ciclos da bateria e ela dura anos). Alguém poderia me salvar? Gostaria de saber que bateria esse note usa, e qual a melhor forma de usar, carregar…etc.

    Obrigado…

  • Flavia

    Oi, meu nome é Flávia e eu ganhei um Notebook Samsung RV415, mas eu não consigo ver videos no dvd e nem ver os videos que eu passei do meu celular para ele. No caso dos videos do celular o windows media player abre mais não mostra imagens nenhuma e nem som, mas aparece como se tivesse rodando o video. Ja no dvd ele abre um janela mais não abre nada para ver o conteudo do dvd. Alguem pode me ajudar?

  • Denis Olvra

    Eu gostaria de saber, como utilizar a conexão 3G nele, inserindo o chip no slot abaixo da bateria?

  • Vagnerspsp

    Tenho um RV415 2 gb de memoria e HD 320 estou enfrentando travamento até mesmo em programas como Movimaiker e o Pinaclle studio 15 trava completamente, como posso resolver esse problema meu windows e o ultimait 

  • Bethmattosomaia

    Tenho esse notebook.Gosto muito dele,Mas é muito lento.,Na minha casa então que divido a banda largao com meu filho.Fica um lentiummm.

  • José, você tem toda razão. Por coincidência, atualizamos o post hoje exatamente sobre o porquê disso acontece. Dá uma olhada!

  • Pessoal:

    Como as dúvidas aqui nos comentários se tornaram bastante repetidas, incorporamos as mais frequentes no próprio post. Se a informação consolidada for útil, compartilhem e curtam. A gente agradece!

    Segue o update do que agora está respondido diretamente no post:

    – Novas gerações do RV415,- Trocar o Windows Starter do RV415 pelo Windows Ultimate realmente o deixa mais rápido?- Como corrigir o brilho do RV415- Onde encontrar os drivers e suporte para o RV415

  • bom  estou  satisfeito com minha maquina mas pr ficar  melhor, só  preciso saber como clarear  a  tela do samsung rv415.  e   ae    alguem   conseguil  essa façanha????

  • Well

    Instala os software gerenciador de display e gerenciador de redes , tem no site da samsung ou no link q passei no review =D

  • Clayton Maia

    olá também comprei a mais ou menos uns três meses um notebook Rv415 e logo troquei o windows start pelo windows sevem Premium as tecla “fn” para aumentar e diminuir o som funciona mas para usar com o f1,f2,f3,f3 e f4 e demais não funcionam e também jogos não rodão se alguém poder me ajudar agradeço.

  • willian

    Também comprei o rv415 e coloqueio windows 7 professional de 32 bits, baixei e instalei os drivers certinho, mais agora as funções da tecla “fn” não estão funcionando. será que alguem aki pode me ajudar com isso?
    desde já agradeço.

    • TOM

      Como o tópico é antigo, vou postar só pra tirar dúvida das futuras dificuldades. Além dos drivers, na página da samsung também é possível encontrar o gerenciador destas teclas especiais e ainda um programa que faz o sistema economizar bateria dentre outros. É só clicar em SOFTWARE e vc encontrará vários. Comprei o note a 1 semana, coloquei um xp profissional original e atualizei até a última, mas sinceramente não estou gostando do desempenho. Qualquer tarefa a mais faz ele virar uma tartaruga, mas vale lembrar que estou acostumado com um i7 2.8 e um i5 3.3 no desktop, então não tenho muita base comparativa por não usar processadores lentos a bastante tempo. Paguei R$890 por ele, acho que foi um bom preço pq a media é de R$1200. Um abraço

  • Well

    Comprei um e coloquei o seven ultimate, pra clarear a tela da pra usar o windows mobile center… fiz um review
    http://forum.clubedohardware.com.br/review-samsung-rv415/1018362

    ve la roda diversos softwares considerados pesados q uso na faculdade

  • Adonis

    não consigo clarear a tela do meu no RV415 .. Ja tentei o Fn+ (seta pra cima) oque fazer ?

    • Fabio

      instala o Easy Display Manager… vc encontra no site de suporte da samsung.

  • jairo david

    eu comprei o note da samsung rv415 veio com starter e troquei para o ultimate mais a resolução de brilho não esta a mesma agora não sei o que fazer para almentar o brilho?

  • peterson lucas

    Sinceramente, o melhor notebook que já tive. Rápido, leve e funcional. Ainda de quebra roda o PES2012 liso liso.!

    Podem comprar sem medo de errar.

    • Paulo Santana

      PES 2012? Caramba… então pergunto: alguém já jogou Skyrim neste notebook (sem flechada no joelho)? Taí o senhor dos testes…

      • thiago

        Mano essa foi boa (QUANDO FICA ANDANDO COM A FLECHA E NAUM SAI DE JEITO NENHUM). Tenho um RV415 500gb HD, 3gb ram, AMD FUSION, putz e roda muito bem os jogos. tenho CRYSIS 2 e SKYRIM não trava nem nada comprei PROTOTYPE show de bola. Espero que ele continue assim pois so vou comprar um note novo em junho.

        • Brunothegomes

           esse notezinho rodando crysis ?  lkkkkkkkk 

          piada eu tenho um e não roda nem gta san andreas direito para de mentir cara LOL

  • jorge

    manooo muito bom esse notebook, tenho ele a mais ou menos 2 meses, claro que no mesmo dia que compre arranquei o starter e coloquei o ultimate, muita gente acha que o pc ou note sao ruins, mas na verdade eh o sistema, compra nas casas baianas, e nao trocam o sistema, ai nao tem ferrari que corra bem com uma gasolina com agua nehhhh gente, tem gente que utiliza notebook pra jogos, ¬¬ santa mae de Deus neh, ja começaram errado, jogos soh em console gente, nao adianta comprar o pc mais fud@#$ que nao vai ser 100%, vai sair caro, e nao vai ser bom, pensem nisso com todos os jogos, nenhum, repito, nenhum passou de 70% da capacidade maxima do ps3, quem conseguir rodar um crysis 2, ou gta 4, no notebook sem travar com a capacidade maxima, eu tiro o chapeu, mas eai quando sair um mais fud@#$ que esse???

    • Claudio_impd

       e meu amigo então tire o chapeu tinha o gta e rodava muito bem num roda mais pq eu escluir por causa de meu sobrim que e viciado nesses troços de jogos ele queria jogar de hora em hora

  • Raphael

    tenhu um RV415, adquiri oivelox com o modem echolife HG521, consegui conectar com cabo, mas não consigo utilizar o wifi.o erro pode ser na maquina ou sera do modem? aguardo respostas

  • Osni Junior

    Desculpem esqueci de dizer.
    Meu notebook está com o Windows 7 home basic 64 bits, 4 Gigas de ram (2x2gb).

    • Paulo Santana

      Osni:

      Obrigado mesmo pelo comentário sobre o Office. Era uma das minhas maiores curiosidades, mas o notebook é tão popular com aplicações gráficas que ninguém parava pra comentar isso! 🙂

  • Osni Junior

    Comprei esse notebook para ver filmes e usar a internet, mais fiquei impressionado com a qualidade do chip gráfico, pois consigo rodar call of duty 4 MW2 com grafico quase no maximo, coisa impossivel de se fazer nos chips GMA da intel e em alguns modelos de core i3 ou i5.
    Uma coisa que me deixou muito impressionado foi a temperatura que mesmo com uso constante de jogos ele não super-aqueceu, ficou apenas morno, incrível em se tratando de AMD, sempre preferi intel por causa do aquecimento gigante dos processadores AMD, mais esse vision é realmente muito bom.
    Realmente a tampa para ter acesso a memoria é complicada de tirar, deveria ser mais facil, pior que esse é um modelo da CCE que tive que desmontar o notebook todo para ter acesso a memoria.
    Comprei um notebook para ver videos mais agora estou rodando jogos e usando ele constantemente, ele é muito leve e pratico, isso facilita muito, e a bateria durou 4 horas com uso na internet e brilho em 60%.
    Uso o office 2010 com diversas planilhas em Excel sem problemas.
    Fiz um teste com edição de vídeo usando o virtualdub, vídeo com resolução de dvd, ele converteu o vídeo a uma velocidade de 23fps, desempenho até que razoável.
    Na minha opinião ele cumpre com o seu proposito que é ser um notebook com preço baixo, desempenho excepcional para jogos e videos de alta qualidade, acesso a internet e muito mais.
    Esse equipamento é um ótimo custo beneficio, processador de baixo custo com baixo aquecimento e que cumpre bem com as tarefas diárias de um usuário comum, e ainda da direto a ver videos em full hd sem travar e rodar alguns jogos atuais em bom nível gráfico.
    Recomendado para quem quer mobilidade e praticidade a um custo que caiba no bolço.

    • Fernando Alves de Oliveira

      Acho que está falando de outro note. Pq tenho um RV415 BD6BR e ele é horrível!! Lerdo… Além de que vivi travando quando abro youtube, ai sou obrigado a reiniciar a força. O OS atual dele é win 7 64bits.Já ia me esquecendo… Dá pra fritar um ovo na parte inferior dele, de tanto que esquenta!

  • carlos

    EU COLOQUEI O 7 64 BITS E ESTA MUITO ESTAVEL SEM PROBLEMAS,MAS EU ESTOU COM 4G DE RAM,SE VAI FICAR COM 2G EU RECOMENDARIA O 7 HOME….

  • Airton

    Bom moçada eu to um tanto quanto decepcionado por conta que ele ta travando até no windows media player, porém não migrei pro 7 ultimate. Vou migrar dai eu posto alguma coisa falando, gostaria de saber o ultimate mais indicado o 32 ou 64?

  • Kaique

    comprei o RV415 a uma semana gostei muito dele muito bom graficos para jogos me supreendi com a tecnologia vision realmente a AMD da um baile no intel … A unica coisa que eu naum gostei nele eh o windows starter estive pensando em mudar para ultimate … mais fiquei com medo de trocar o starter original pelo ultimate naum original alguma sugestão ? eu posso trocar ou melhor deixar original mesmo ?

  • César

    Bom dia pessoal! Tem uma semana que comprei o Samsung RV415 e estou até agora super satisfeito!! Como alguns troquei para o Ultimate, como mencionei até agora estou super satisfeito, tem suprido a minha necessidade.

    Valeu!!

    Fiquem com Deus.

  • carlos

    tava de bobeira la em foz do iguaçu a trabalho e nao resisti ,dei uma fugida ali no paraguai e comprei um pente de memoria da kingston de 2G e coloquei no meu note,realmente aconteceu uma melhora muito interesante ,parece que o win7 64 bits foi feito para 4g,tudo ficou muito leve e rapido,outra coisa os engenheiros da samsung poderiam ter feito uma tampa com acesso mais facil pra trocar as memorias,eu nao conseguir tirar toda a tampa pois fiquei com medo de quebrala,acabei encaixando a memoria coma tampa meio que no lugar,se liguem coreanos,vamos facilitar a vida dos usuarios.

    • Paulo Santana

      Olá Carlos:

      Sim, o Windows 7 64 foi realmente feito para 4GB ou mais, e como você percebeu, a diferença é significativa. Já fizemos um post sobre isso aqui no Blog:

      http://blog.microsafe.com.br/index.php/2011/04/27/64-razoes-para-migrar-de-windows-xp-para-windows-7/

      Quanto a acessibilidade, creio que o mundo está mudando, e cada vez mais os “micreiros” vêm sido deixados de lado pelos grandes fabricantes. Infelizmente, essa é uma tendência que já observamos há anos, ainda mais em Notebooks.

  • Ricardo

    Comprei um Samsung RV415 hoje, vou trocar o WIN STARTER talvez pelo Home Basic, creio que o desempenho irá melhor. Ai em breve posto aqui o resultado. Até mais!!!

    • Paulo Santana

      Valeu, Ricardo! Estou procurando resultados de desempenho com aplicações corporativas (Office, etc) ou de desenvolvimento (Visual Studio, etc). Tendo experiência com os produtos acima, ou outros na mesma categoria, divulgue.

  • Pingback: Notebooks HP AMD VISION por menos de R$ 999 no Brasil - Blog da MicroSafe()

  • Pingback: Notebooks HP AMD VISION por menos de R$ 999 no Brasil - Blog da MicroSafe()

  • carlos

    Eu tinha um positivo com core i3 e era pessimo,a pior maquina que eu ja tive,mesmo com 3g de ram era ruim pra caranba,comprei um samsung rv 415 coloquei nele o win 64 bits e estou apaixonado pela maquina,da um banho no core i3 com apenas 2g de ram.

    como dizem por ae,AMD e pra quem entende…..

  • marcelo guimaraes

    trabalho com informática a 15 anos…e adquiri um samsung rv415 a uma semana… e a primeira coisa q fiz. foi trocar o sistema windows 7 starter pelo ultimate, e me surpreendi com a qualidade do aparelho, responde bem… agil. impressionante a bateria dura com o wireless ligado mais ou menos umas tres horas e meia.. e o que mais me chamou a atenção.. nao esquenta… nao conhecia a qualidade da samsung como fabricante de notebooks e estou gostando e o amd vision.. realmente se superando…

    • Paulo Santana

      Marcelo, obrigado pelo comentário. De fato, o Vision trabalha muito bem com gráficos e jogos… aproveitando sua experiência, você trabalha com algum aplicativo que considere pesado no RV415? E se trabalha, como considerou a performance dele no notebook?

      • jayme

         ae eu tenho ese notboock queria saber quais upgrades ele aguenta  quero configuralo para jogos  gostaria de saber qual processador,placa de video,memoria ram. ele suporta ao maximo…

    • Lorenna Collins

      Marcelo tb comprei o mesmo Notbook, ela não veio com nada instalado, e me parece lento, e trava de vez enquando, e olha que eu nem uso jogos… vc pode me ajudar, me dizendo como posso melhorar o desempenho do Not. ? desde já agradeço! 

      • José Roberto

        só o fato de voce reinstalar o windows 7starter ja melhora 110% o desempenho do sistema, a explicação logica eu não sei… mas a vantagem das versões mais completas do windows é absurda