Windows 8 permitirá rodar jogos de XBOX 360 no PC!?

6 Comentários

Windows 8 é mencionado explicitamente no Facebook do XBOX 360

Jogos do XBOX 360 irão rodar no Windows 8?

Call of Boot!

Estratégia poderia impulsionar ainda mais a adoção do Windows 8 no ambiente doméstico

Em primeiro lugar: Teve um bom feriadão? Descansou muito? Nestas 2 primeiras semanas de Novembro, o Blog da MicroSafe também tirou uma folga, com posts esparsos, como alguns devem ter percebido. Agora, vamos colocar o pé no acelerador, pois o fim de ano promete muitas notícias interessantes.

O XBOX  faz 10 anos, e pela primeira vez, promete vir para o PC, com o Windows 8

Em Novembro, o XBOX, console pioneiro da Microsoft (atualmente na versão XBOX 360 e com rumores do XBOX 720 sendo apresentado na CES 2012) comemora 10 anos de seu lançamento. Ato contínuo, uma singela mensagem no Facebook do XBOX 360 afirmou textualmente, sem qualquer detalhe adicional, que “Windows 8 wull allow for Xbox 360 games to be played on PC’s”.

Em outras palavras: Se o seu PC rodar Windows 8, você poderá pegar o CD de um jogo do XBOX 360 e jogá-lo legalmente no seu PC. E pronto, nada mais foi comentado além disso, é só a imagem que se vê acima, mesmo.

A questão não é apenas tecnológica. Em primeiro lugar, é marketing dos mais brilhantes: não é a toa que o Google Chrome cooptou o Angry Birds. Jogos são uma força irrefreável para alavancar qualquer tecnologia (talvez apenas a pornografia tenha um apelo tão forte e igual — e não ria. No dia que o 3D nasceu, “no dia seguinte” já existia um filme pornô em 3D, e assim foi para todas as inovações que o setor pôde aproveitar). É sempre um dos primeiros a abraçar novas tecnologias, junto com seus usuários – que não são poucos.

Logo, ao pincelar esta novidade, a Microsoft cria, com maestria, mais ansiedade pelo lançamento de sua plataforma no ambiente doméstico. Agora, imagine se, além dos Tablets com Windows 8 rodando no ARM, aparece um com processador Intel, rodando um simulador de automobilismo para XBOX 360? Mamma mia…

Em segundo lugar, a idéia é atrativa do ponto de vista financeiro também: Um lançamento para XBOX, nos EUA, custa algo em torno de US$ 59. Poder usar a licença do jogo tanto no console quanto no seu PC residencial é uma atitude não só prática, como simpática e econômica, também. É provável que a Microsoft exija algum tipo de comprovação de que o cliente de fato possui um XBOX, para poder executar o jogo no PC, ou que jogos para XBOX 720 não tenham a mesma facilidade – a Microsoft não seria louca de abrir uma porta com o Windows 8 que matasse as vendas de seu console, atual galinha dos ovos de ouro da pequena mole. Se não fosse isso, afinal de contas, para quem já teria apenas o PC com Windows 8, a compra do console seria facultativa.

Enfim, nada como usar um sucesso de vendas para alavancar o outro. Essa era a velha Microsoft que conhecíamos. Fico feliz por ela, aparentemente, estar voltando.