Ação patrocinada pela Aflac vale para cada Check-in na rede social GetGlue, durante o Dia de Ação de Graças estadunidense
Aflac mostra o potencial das redes sociais em ação com o GetGlue
Não entendeu nada deste assunto? Calma, a gente explica: GetGlue é uma rede social onde você é recompensado com adesivos de verdade, gratuitamente, simplesmente ao “curtir” (o tal do Check-in acima) os livros, filmes, shows de TV, quadrinhos que você gosta. É voltada apenas para diversão. Se quiser saber como ela funciona, e se vale para o Brasil, leia nosso post anterior sobre o assunto.
Já a Aflac é uma empresa de seguros estadunidense, voltada para cobrir custos complementares de saúde, não cobertos por outras empresas de seguros.
Finalmente, nesta quinta-feira, 24/11, os EUA celebram o Thanksgivings (Dia de Ação de Graças), um feriado onde tradicionalmente a loja de departamentos Macy’s realiza uma grande parada, com balões, carros alegóricos, e o povo… menos atlético do mundo, digamos assim… se empanturra de peru assado, purê de batata-doce, torta de abóbora, e outras guloseimas típicas do país.
Pois bem, em meio a toda a festa do feriado acima, a Aflac resolveu doar $1 para causas que lutem contra o câncer infantil, nos EUA, para cada Check-in realizado no GetGlue (!). A coisa é bem simples, na verdade: basta entrar no GetGlue nesta quinta, curtir seu tópico favorito nele e pronto, a Aflac “reverte” seu Check-in no GetGlue, em seu nome, para a causa acima. O limite total a ser doado será de nada menos do que… um milhão de dólares!
Embora o tema da ação seja o Dia de Ação de Graças estadunidense, realmente vale Check-in em qualquer tópico do GetGlue. Portanto, para chegar a 1 milhão de check-ins, serão contabilizados acessos no site inteiro. Adicionalmente, se você checar tópicos relacionados à causa, ganha os adesivos ilustrados no início deste post (o símbolo da Aflac é um pato, e do Thanskgivings, um Peru, daí as figuras), que também valem $1 cada!
Uma ação pra lá de social
Neste quase ano em que usamos e abusamos de redes sociais, pouquíssimas vezes testemunhamos uma ação tão bacana, tanto do ponto de vista de marketing, quanto do ponto de vista realmente social.
Do lado do marketing, ganham GetGlue, pela captação de novos usuários (nós aqui não temos nada a ver com qualquer uma das empreas envolvidas na ação, e estamos divulgando a causa, empolgadíssimos) e a Aflac, pela óbvia simpatia em direção à marca. As duas marcas ganham em awareness mundial, ou seja, a capacidade de serem percebidas como relevantes em suas áreas, o que muito, mas muito provavelmente mesmo, trará novos negócios para ambas (Diacho, até a gente se animou a fazer uma ação no GetGlue…)
Pelo lado social, nem é preciso comentar: é um Teleton voltado para uma causa imediatamente reconhecida como crítica no mundo inteiro, e o potencial arrecadado é pra lá de significativo. Inclusive, embora a ação seja restrita aos EUA e beneficie apenas instituicões de lá, não vejo qualquer dificuldade dela em engajar pessoas do mundo inteiro em realizar check-ins (não custa nada, e é divertido). Afinal de contas, criança é criança, em qualquer lugar do mundo, e nesta hora, caem quaisquer barreiras que possam existir. Ou seja: alcance global e social instantâneo. É capaz de sair muito barato o investimento de $1 milhão de dólares na ação. Not bad!
Gostou? Quer participar? Guia rápido:
1. Cadastre-se no GetGlue, se ainda não o conhecer. É realmente simples e totalmente gratuito, mas se tiver dificuldades, quiser conhecer mais como funciona, novamente, leia nosso post anterior sobre o assunto;
2. Depois, por volta das 9h/11h desta quinta (dependendo da região do seu fuso horário no Brasil) clique no link da Parada da Macy’s. Realize seu check-in, e pronto, já “contribuiu” com $1, e ainda por cima, neste link, você também ganha os adesivos acima;
3. Não pare aí. Faça você mesmo mais check-ins no GetGlue, divulgue para amigos. Vamos ver quão rápido eles conseguem chegar no milhão de dólares;
E para nossos clientes estadunidenses: Happy Thanksgivings!
Um obrigado especial ao @_cmom_ pela dica da notícia pelo Twitter!