Windows 10 Pro ESD será extinto em breve

No Comments
O Windows 10 Pro ESD será extinto em 01/05/2022.

O Windows 10 Pro ESD será extinto em 01/05/2022

Você tem até 28/04/2022 para adquirir o Windows 10 Pro ESD na MicroSafe, e existem vantagens significativas em fazer isso

Resumo do artigo inteiro e sugestão de ação da MicroSafe com base nesta notícia:

Se neste momento (artigo publicado em 25/04/2022) você precisa adquirir Windows 10 Pro como pessoa física ou em pequenas quantidades para a sua empresa, sugerimos analisar urgentemente a aquisição em parcelas sem juros de licenças Windows 10 Pro ESD antes de 28/04/2022, pois as mesmas são em média 15% mais econômicas do que suas versões equivalentes no modelo de licenciamento CSP (Cloud Solution Provider, o novo modelo de licenciamento da Microsoft, que substituiu definitivamente o modelo Open em 01/01/2022).

Além disso, licenças ESD podem ser reinstaladas à vontade, o Windows 10 Pro CSP, especificamente, só permite instalação única. A única desvantagem de adquirir Windows 10 Pro ESD no lugar de CSP é para grandes quantidades de licenças, pois o ESD exige uma chave de ativação para cada unidade adquirida, o CSP permite que seja usada uma chave única para todas as licenças, o que permite uma instalação em volume bem mais simples e até automatizada.

Caso você precise adquirir Windows 10 Pro após 28/04, como pessoa física, não terá mais como, quando acabarem os “estoques” das licenças digitais ainda disponíveis. Como empresa, você ainda terá a opção de adquirir o Windows 10 Pro na modalidade CSP, mas terá que pagar em média 15% a mais por isso. Fora estas opções, daqui para frente a Microsoft começará a comercializar somente o Windows 11, que só permite downgrade para versão 10 no modelo de licenciamento CSP.

Compare agora mesmo todas as licenças Windows 10 e Windows 11 ainda disponíveis na MicroSafe e, caso deseje, compre pelo site ou solicite sua cotação. Ou continue lendo o artigo para entender todas as diferenças entre o modelo de licenciamento ESD e CSP.

Microsoft anuncia fim do Windows 10 Pro ESD

Com uma certa surpresa e prazo curtíssimo, a Microsoft anunciou que o Windows 10 Pro não será mais comercializado no licenciamento ESD (Electronic Software Download) a partir de 1 de Maio de 2022. Este modelo de licenciamento é a atual versão do antigo “software perpétuo em caixinha” (ou FPP, Full Packaged Product, como era conhecido anos atrás), só que em versão 100% digital para download.

O modelo ESD em si continuará existindo, apenas o Windows 10 Pro especificamente é que deixará de existir neste tipo de licenciamento. Este anúncio marca a transição do modelo ESD do Windows 10 Pro para o Windows 11 Pro.

Na prática, isso significa que empresas ou pessoas físicas interessadas em adquirir o Windows 10 Pro ESD nesta modalidade de licenciamento, precisam fazê-lo até 28/04/2022, último dia útil viável para processar a emissão da licença antes da mesma ser extinta.

Após esta data, a única opção para adquirir o Windows 10 Pro será exclusiva para empresas, na modalidade de licenciamento CSP. Pessoas físicas ou empresas que não quiserem aderir ao modelo CSP precisarão adquirir o Windows 11 Pro ESD.

Como o Windows 11 Pro ESD não pode ser executado oficialmente em máquinas mais antigas, nem permite downgrade para Windows 10, esta é sua última chance para adquirir o Windows 10 Pro ESD como pessoa física. No caso de empresas, veja o tópico a seguir para avaliar as vantagens e desvantagens entre comprar Windows 10 Pro ESD ou CSP.

Quais as diferenças do Windows 10 Pro ESD para outros licenciamentos?

Em resumo:

  1. O licenciamento ESD é em média 15% mais barato que o CSP;
  2. O Windows 10 Pro ESD pode ser adquirido tanto por empresas como por pessoas físicas, o CSP é exclusivo para empresas;
  3. O Windows 10 Pro ESD sempre exige chave de ativação individual para cada unidade adquirida, o CSP emite uma chave única para todas as licenças adquiridas na mesma compra ou em compras futuras;
  4. Embora ambas sejam licenças perpétuas, do ponto de vista legal, o Windows 10 Pro ESD permite instalação e reinstalação a cada upgrade ou troca de máquina do proprietário da licença. Isso também é possível no licenciamento CSP para quase toda a sua linha de produtos, exceto especificamente o Windows 10 Pro, que é comercializado no modelo GGWA, que permite apenas instalação única. Se o hardware onde a licença instalada mudar de qualquer forma, a licença se torna inválida;

Em detalhes:

Há diferenças técnicas entre os 2 licenciamentos?

Não. O Windows 10 ou 11 Professional é exatamente o mesmo software nos licenciamentos ESD e CSP e ambos são obtidos por download.

Quais as diferenças de licenciamento entre os modelos ESD e CSP?

A diferença é que no licenciamento CSP (exclusivo para empresas, portanto, não inclui a versão Home) você recebe uma única chave de ativação para todas as licenças que adquirir do mesmo produto, sendo assim ideal para compras em volume. Diferente do resto da linha CSP, especificamente no caso do Windows 10 GGWA abaixo, você não pode reutilizar a licença em uma máquina diferente da instalada inicialmente com ela.

Já o licenciamento ESD pode ser adquirido por pessoas físicas ou empresas, pode ser reinstalado quantas vezes desejado, mas exige uma chave individual de ativação para cada licença adquirida e as mesmas não podem ser repetidas na mesma rede, o usuário precisa manter controle sobre que chave ativou em que máquina. Portanto, é mais adequado para instalação em pequenas quantidades ou em cenários que nunca sofrerão mudanças significativas no parque já instalado.

Ainda tem dúvidas? Envie seu comentário abaixo que responderemos no mesmo dia. Ou, se preferir, entre em contato direto conosco por formulário, e-mail ou telefone. A MicroSafe sempre oferece consultoria gratuita e profissional de pré-venda em todos os licenciamentos que oferece (Adobe, Corel, Kaspersky, Microsoft e diversos outros).

Leave a Reply

Your email address will not be published.