Para quem não acompanhou as notícias sobre a vinda de Barack Obama ao Brasil, em especial, no Rio de Janeiro, houve uma disputa quase feudal entre dois dos maiores times do futebol Carioca em um território diferente dos gramados: O do marketing.
Flamengo e Vasco disputavam a chance de presentear o Presidente americano com a camisa de seus times, o que gerou comentários acirrados, principalmente para quem escutou pelo rádio as discussões entre os dois presidentes de time, na semana anterior à visita (20/03/2011).
No final, a Patrícia Amorim, Presidente do Flamengo, ganhou a disputa, e conseguiu presentear Obama com uma camisa do Flamengo — afinal de contas, o Flamengo cedeu seu clube para servir de heliporto para a comitiva americana, o que obviamente lhe facilitou o acesso ao Presidente americano.
O resultado final foi o gesto da Patrícia Amorim virar notícia nos jornais de maior audiência do país.
O marketing é isso, uma idéia que pode começar até como uma rixa, mas que a ocasião só beneficia quem planeja antes. Se você já tem uma estrutura montada para criar peças publicitárias, deixe sempre alguma coisa pronta para se beneficiar de eventos que sejam recorrentes e facilmente associados com seus clientes.
Afinal de contas, o melhor momento para enviar uma newsletter de no-breaks é no dia seguinte a uma falta de luz… O que sua empresa faz? O que ela pode deixar pronto, baseado nisso?
Só não faça o que Jack Donaghy fez em um episódio de 30 Rock, ao deixar uma reportagem sobre tragédia pré-gravada…