Interface do Windows 8: Mais moderna que um iPad 2?
Na semana passada, foi noticiada fartamente a primeira demonstração daquela que pode ser a nova interface do Windows 8:
Não vou falar especificamente sobre as novidades desta interface, pois vários sites já o fizeram (e dentre eles, como sempre, eu recomendo o artigo do ZTOP)
O que me chamou atenção mesmo é que antes desta demonstração, havia muita apreensão sobre os rumos da Microsoft no mercado. E logo depois, alguns ferrenhos opositores da Microsoft reconheceram (em uma atitude digna, diga-se de passagem) a inovação e o modernismo da interface do Windows 8, que pode ser melhor conferida no vídeo abaixo:
Vou comentar apenas 2 coisas que chamam muito atenção no vídeo acima, principalmente para quem é usuário de iPad (meu caso):
- Poder rodar 2 ou mais aplicações na mesma tela. Isso é simplesmnete impossível no iPad e similares;
- E, claro, o aspecto multitarefa de qualquer PC, que continuará presente no Windows 8
Como se sabe, foi lançado no Brasil na semana passada o “Mango”, codinome do Windows Phone 7, a proposta da Microsoft para capturar o crescente mercado de SmartPhones. O Mango foi bem recebido, mas resta ver, na prática, um Smartphone comercialmente disponível com ele para ser avaliado.
Da mesma maneira, o Windows 8 é a proposta da Microsoft para entrar no mercado de Tablets, e um pouco mais além: Seria um sistema de interfaces múltiplas, para qualquer tipo de dispositivo. Assim, você poderia usar a interface multi-toque em um Tablet (ou até mesmo uma geladeira!), a inferace Aero tradicional do Windows 7 para trabalho e lazer, e até mesmo a interface com recursos básicos de entrada e tela, para uso corporativo.
E então o Mike Elgan (AppleManíaco, que estava cético quanto ao Windows 8, e inclusive, está no WWDC hoje) neste artigo da Computerworld, reconheceu que a estratégia da Microsoft não é nova, mas é brilhante: Oferecer uma plataforma de migração da Era Mouse/Teclado para a era Touch, exatamente da mesma maneira que já tinha feito antes do DOS para o Windows. Uau!
Como no passado, a Microsoft não vai forçar ninguém a usar a nova tendência do momento, mas vai facilitar a transição para aqueles que quiserem. Não deixe que lhe digam o contrário: Tudo no Windows 8 continuará a funcionar com mouse e teclado, até mesmo os aplicativos Touch, mas quem quiser, pode adotar de imediato o novo padrão.
O futuro parece interessante, e vamos acompanhar todos os passos do Windows 8 até seu lançamento aqui no Blog. Fique ligado na categoria Windows 8 em nosso menu direito!