A Garantia de HD Seagate colocada à prova por um cliente da MicroSafe
Garantia de HD Seagate funciona no Brasil? Veja o depoimento de um cliente da MicroSafe
Jamais fugindo da premissa que este é um Blog para clientes, hoje trazemos aqui o depoimento do Sandro Campos Mancini, cliente veterano da MicroSafe. O caso envolve um produto da Seagate (da qual a MicroSafe é revenda autorizada) e sua famosa garantia internacional. O Mancini precisou usá-la na prática, e nós acompanhamos com ele cada etapa do processo. Aqui está o resultado, com as críticas dele:
Tudo a seguir é texto retirado explicitamente da troca de emails do cliente com a MicroSafe, que autorizou a publicação aqui no Blog). Lembrando que o processo de garantia da Seagate se inicia com uma ligação, aqui no Brasil, para os números: (0800) 891-5814 ou (11) 3842-6232.
Manda pirão, Mancini!
A garantia da SEAGATE é burocrática pra CARAMBA (da primeira vez esqueci de enviar xerox dos meus documentos e uma carta porque vi a versão americana das instruções onde não listavam essas exigências, e o HD voltou) mas funciona.
Aproveitei todo o detalhamento do primeiro chamado meses atrás e mandei o HD de novo com toda a papelada, remetendo ao chamado anterior, e explicando novamente o problema (HD fica clicando e pára de funcionar, clicando “pra sempre” até que volta a funcionar, pra logo depois voltar a clicar…).
Por ser drive externo, enviei o mesmo e a fonte.
DESTA VEZ eles trocaram. Não tem conversa, mandam produto novo, na caixa, lacrado, como se compra na loja.
Funciona, Santana.
Lembrando de cabeça da burocracia:
– Você tem que baixar um programa deles para executar no PC e conseguir um código de diagnóstico do HD defeituoso;
– Se o HD estiver defeituoso mas não puder rodar o programa deles em cima do HD, tem código no site pra isso;
– Se o programa deles não der código mas souber que está com problema (meu caso), tem código no site pra isso;
– Tem que preencher os dados do produto defeituoso, os seus dados para comunicação e retorno do produto, para receber uma “autorização” deles para enviar o produto;
– Tem que imprimir uma “declaração” onde atesta que o HD é seu mesmo, preencher com os dados do HD e assinar;
– Tem que enviar cópia do RG e CPF;
– Tem que imprimir e anexar comprovante de abertura de chamado (comprovante da “autorização” conseguida com eles);
– Tem que imprimir “etiqueta” para usar na embalagem a ser usada para envio do HD;
– Tem todo um tutorial de como embalar corretamente o HD para envio (se chegar sem o que consideram proteção adequada o HD volta);
– Envio é por sua conta, envio de volta é pago por eles, com ou sem conserto;
Da primeira vez liguei para um 0800 deles, falei com alguém claramente não localizado no Brasil falando um português sofrível mas muito educado, para quem expliquei o problema e recebi autorização para “ir em frente”. Na segunda vez nem ferrando que iria fazer o mesmo, usei o código para HD que passa o teste deles mas está com defeito, diagnosticado por outra ferramenta, mencionei o chamado anterior e enviei “na fé” mas desta vez com toda a documentação. Na vez que me devolveram o HD por falta de documentação, tiveram a gentileza de listar o que tinha faltado.
Sandro Campos Mancini
Em resumo: Garantia de HD Seagate no Brasil funciona sim, mas é burocrático! A foto deste post foi enviada pelo Mancini, mostrando o produto novo, na caixa.
Mancini, muito obrigado por autorizar compartilhar sua experiência conosco! Tenho certeza que a parte da atenção na documentação vai ajudar muita gente, mesmo que não seja cliente da MicroSafe!