A compra da Motorola Mobility pelo Google cria uma terceira via?
Com a compra da Motorola Mobility pelo Google, hoje faremos um post diferente, apenas em forma de perguntas:
- As investidas do Google em hardware nunca foram muito promissoras. Nexus? Chromebook? E agora, será que vai?
- Imagine por 30 segundos que sua empresa, fabricante de Smartphones, baseou toda a sua estratégia de hardware em torno do Android. Você está tranquilo agora?
- A Apple faz muito sucesso em dispositivos de mobilidade. Ok. Mas nunca chegou sequer perto da dupla Wintel no mercado de computadores. O Windows ainda domina 90% dos computadores do mundo, que para rodá-lo, obviamente são PC’s de arquitetura aberta. Parece ter sido uma estratégia vencedora. Não parece que o Google vai na direção oposta?
- Imagine por mais 30 segundos que sua empresa investiu pesadamente em soluções RIM (Blackberry), Nokia, ou qualquer outra plataforma proprietária. Você está preocupado?
- Se temos um mundo que Google + Motorola fica de um lado, e Apple + IOS de outro, quem pode fazer frente a estes 2 gigantes, com uma arquitetura aberta de hardware que pode ser abraçada por todos? Será que a Microsoft vai preencher este vácuo, com o Windows 8 ou Mango rodando em plataforma ARM?
Achamos que várias outras grandes empresas do mercado estão se fazendo as mesmas perguntas acima. E isso proporciona um vácuo de incertezas que pode ser a grande chance da Microsoft. Se ela souber aproveitá-la. O futuro nos dirá.