1 ano de Blog! Ajude-nos a melhorar ainda mais o site da MicroSafe!
Clientes sugeriram, e a MicroSafe remodelou completamente seu site. Agora, queremos sua ajuda!
A MicroSafe talvez seja um dos únicos sites de comércio eletrônico do Brasil, voltado para o mercado corporativo, que possui equipe de desenvolvimento própria, e isso há mais de 10 anos. Seja programação em HTML5, ou uma simples página, tudo que você vê online é fruto do trabalho da nossa equipe, está no nosso DNA. Isso permite que respondamos de maneira rápida às críticas e sugestões de nossos clientes e funcionários, e é um grande diferencial da MicroSafe para atender um mercado cada vez mais exigente.
O que faltava era comunicar que a sua crítica dá resultados. Este é o propósito deste artigo, que coincide com a data de aniversário deste Blog, que foi ontem (que nasceu em 21/Março/2011)! Vamos relatar aqui muita coisa que você, cliente, reclamou, e nós atendemos (infelizmente, tivemos que “abreviar” o artigo, porque é muita coisa mesmo, mas ninguém precisa se sentir excluído, pois não citamos nomes, e independente de não estar citado aqui)
E também, ao final , pedir sua ajuda para mais e melhores mudanças. E um detalhe: você estará ajudando não só a MicroSafe, como dezenas de outros sites, que copiam tudo que fazemos, há mais de 10 anos! (True Story)
Desde o início de 2012, logo na virada do ano, o site da MicroSafe vem sendo alterado em base praticamente diária. Respondendo a centenas de críticas e sugestões, realizamos mudanças de design, usabilidade, acessibilidade (mais à frente sobre isso) e desempenho em todo o site, e enumeramos algumas a seguir:
- Mais uma vez, trocamos e expandimos o servidor onde o site fica hospedado, mantendo nossa plataforma Windows Server + SQL Server, na qual é feito todo nosso desenvolvimento. (Um parêntese: é muito bom poder vender o que se usa na prática, e vice-versa!). E o sucesso foi tão grande, que já estamos contemplando nova troca;
- Páginas de produtos ainda mais detalhadas do que antes, com mais e melhores imagens e descrições de produtos (a concorrência concorda, visto que nossas imagens são copiadas para outros sites com a nossa marca d´água e tudo!). A MicroSafe já se esmerava para ter as melhores informações sobre produtos do mercado corporativo. Honestamente, agora desenvolvemos um transtorno obsessivo compulsivo a respeito, então nunca estará bom o suficiente, e melhoraremos sempre;
- Nossa referência cruzada de produtos jamais esteve tão poderosa. Ela agora recomenda similares para produtos sem estoque, sugere opcionais baseados no produto exibido (assim você visualiza, por exemplo, um servidor e seus componentes, na mesma página), mostra PDF´s e link´s a respeito do produto e até mesmo artigos deste Blog que avaliam produtos;
- Nosso foco em redes sociais está presente. Praticamente todas as páginas da MicroSafe permitem que se compartilhem informações através do Twitter, Facebook e Google+. E nossas páginas e atividades nestas redes são responsivas, pois nos recusamos a fazer brindes ou promoções que atraiam usuários interessados apenas neste tipo de ação. Nossa intenção é lenta e gradativamente formar uma comunidade de profissionais em torno dos temas que a MicroSafe divulga e dos interesses desta própria comunidade. E com muito bom humor, por que não?
- Ampliamos nosso portfólio para mais de 75.000 produtos de TI. Agora temos mais de 100 marcas renomadas de tecnologia representadas em nosso site, para sua empresa encontrar tudo que precisa em um único site. Tudo 100% legal, com representação no Brasil. Não trabalhamos com marcas que não tenham distribuição significativa;
- Revisamos e melhoramos ainda mais todos os produtos das marcas pela qual a MicroSafe é conhecida e respeitada: Adobe, APC, Lenovo, Microsoft, HP, HP Networking, Symantec e Zebra
- Tornamos nossas buscas muito mais rápidas e inteligentes. Agora, além de uma busca por “Rádio AP” achar “Ponto de acesso” (por exemplo), ainda é possível filtrá-las por categorias ou fabricantes. As páginas de resultados também estão mais espertas, permitindo diversas combinações. Aqui, apenas nos adequamos ao mínimo comum, mas entre os sites B2B, acredite, estamos na frente;
- Otimizamos o site inteiro, em um primeiro passo, para que se adapte a todo tipo de display, automaticamente, e com foco em tablets, com hotspots para clique fácil com os dedos. O site hoje é visualizável de maneira agradável em tablets de 7” e 10” (experimente!), além, claro, de todos os monitores. Alguns ajustes ainda precisam ser feitos nesta parte, entretanto;
- Nosso foco em tablets não é apenas um reconhecimento da força destes dispositivos, e sim também, um caminho para a maior acessibilidade de nosso conteúdo por pessoas com necessidades especiais. Embora ainda estejamos na infância do projeto, acreditamos que a interface de tablets e dispositivos móveis capacitam mais e mais pessoas a navegar com facilidade antes dificultada pela movimentação do mouse. E com o advento do Windows 8, ainda este ano, haverão maiores e melhores aperfeiçoamentos nesta área. Estamos começando a fazer nossa parte;
- Facilitamos o acesso aos produtos do nosso site com vários caminhos diferentes para localizar o que você precisa. O menu de Produtos agora lista, de uma só vez, todas as categorias que você pode acessar no site. As categorias foram melhoradas por necessidades específicas, identificadas pelos questionamentos de nossos clientes. Continuaremos aprimorando toda a parte de conteúdo do site da MicroSafe, que para nós, é o mais importante: a informação que você precisa, na ponta dos dedos;
- Todo o processo de compras do nosso site foi facilitado e melhorado, a ponto de que compras complexas sejam feitas com poucos cliques. Sempre foi possível faturar para empresas, financiar ou comprar pelo BNDES, cartão, etc, direto pelo site da MicroSafe, sem compromisso, mas agora o processo está ainda mais simples, fácil e até mesmo… bonito (nossa opinião, claro, queremos a sua)!
- A navegação com segurança ganhou ainda mais importância. Diferente de outros sites, o cliente da MicroSafe pode escolher navegar em ambiente seguro desde que entra no site, e não apenas no momento do cadastro ou compra. Este é um requisito fundamental para normas corporativas contra Data Theft (Roubo de dados). Praticamos o que pregamos;
Apesar do texto acima ter ficado enorme, ele é apenas um resumo (!) das mudanças que empreendemos nos site, quase todas motivadas pelo nosso estudo do comportamento do cliente corporativo na Web.
Dois exemplos práticos da voz do cliente mudando a MicroSafe:
Clientes escreveram para a página da MicroSafe na Microsoft reclamando que as regras de licenciamento eram complexas. A MicroSafe colocou todas as regras online. Se você tenta comprar Open pelo site da MicroSafe, nosso sistema analisa toda a sua compra e lhe orienta quanto ao que pode ou não pode ser comprado, e em que condições.Online, Na hora. Sem intervenção de operadores. Mas especialistas Microsoft da nossa equipe irão entrar em contato para ajudá-lo, se necessário. Desconhecemos qualquer site na internet Brasileira que chegue perto deste compromisso em orientar o cliente.
Lembrando: A MicroSafe tem alma de desenvolvedor. Nosso site vai procurar lhe atender em tudo.
Mas não é o suficiente.
Agora queremos ouvir de você, cliente da MicroSafe ou não, o que você gosta, o que não gosta e o que gostaria de ver em nosso site.
Semana passada, por exemplo, tivemos uma reclamação de cliente que desceu o sarrafo em nosso sistema de acompanhamento de pedidos (foi parar até no ReclameAqui, com razão, admitimos). Embora por e-mail ele seja bastante completo (alguns dizem até que é completo demais, com e-mails demais – essa parte já entendemos), online, o sistema daria poucas informações. Verificamos, e comprovamos que o cliente tinha razão. Esta tarefa subiu na nossa lista de prioridades.
Podendo, visite o site da MicroSafe agora, nas páginas abaixo, e nos dê sua opinião aqui nos comentários do Blog. Desde já firmamos um compromisso com você: absolutamente TUDO que for escrito abaixo será lido e o que for implantado, será dado feedback aqui. E quem está escrevendo este texto, e irá lhe responder… sou eu. O Gerente de Soluções (jamais gostei que me chamassem de “dono”, então inventei esse título mesmo :D) da MicroSafe, responsável direto por este Blog, e por todo o site da MicroSafe.
Ajude-nos a ajudá-lo! Queremos muito a sua opinião sobre 3 páginas abaixo (e claro, sobre o que você quiser também)!
1. Página principal
Essa é a tela que você viu no início deste artigo. Ela contém os produtos e categorias mais visados do site. Adoraríamos sua opinião sobre nosso menu, layout, o que desejar opinar:
2. Nossa página de produtos:
http://www.microsafe.com.br/583914-b21_servidor-hp-proliant-dl380-g7-2x-xeon-six-core-x5675.npn.html
A MicroSafe também é o único site da internet Brasileira que considera os preços e ICMS´s diferentes por região, ao faturar direto de fábrica. Além de eliminar a bitributação de clientes corporativos, isso permite que estados com benefícios fiscais (Norte, Nordeste, Centro Oeste, São Paulo, Espírito Santo, Pessoas Físicas) possam se beneficiar de preços ainda melhores. O site sempre mostra as opções disponíveis, e durante sua compra, ela será automaticamente ajustada para seu caso específico. Aqui, gostaríamos de saber se encontrou dificuldades em encontrar alguma informação, em que podemos melhorar para dispor melhor tantas opções em uma única página.
3. Página de contatos:
http://www.microsafe.com.br/contato.asp
Embora pareça longa, na prática, o fato de poder fazer uma pergunta diretamente sobre o produto, e ainda categorizar o assunto aumentou, em muito, a velocidade das respostas que enviamos para o cliente. Foi uma decisão difícil entre manter o formulário anterior, que era simples e direto, e implementar este novo, mas o feedback tem sido muito positivo. Como o cliente já envia o questionamento com a foto do produto que deseja, e dizendo o que quer (Dúvida técnica, comercial, sobre o pedido, etc), as pessoas certas dentro da nossa equipe recebem o e-mail e respondem muito mais rápido (Dúvidas técnicas vão direto para o Suporte, por exemplo). Antes, havia muita “evasão” de e-mails, pois o vendedor recebia, criticava, passava para o SAC ou para Compras, etc… isso praticamente acabou hoje. Mas claro, queremos sua opinião a respeito!
Se leu até aqui, muito obrigado mesmo! Sabemos que este é um texto grande para a internet (diacho, é quase uma redação do ENEM) , e contamos com sua colaboração!