Sigla-nos! O que é SFF?

8 Comentários

“Sigla-nos!” é uma nova série aqui no Blog. Pelo menos uma vez por semana, vamos explicar uma sigla, acrônimo ou legenda do mundo corporativo.

Mas não apenas colocá-la por extenso (o que entediaria quem já conhece a sigla), mas também tecer considerações e informações que serão úteis a você, nosso leitor, inclusive em suas decisões de compra. Se você tem uma sigla do mercado de TI que sempre lhe causou dúvida, mande pra gente. Sua sugestão vira post do Blog! Para começar, vamos ver o que significa SFF na prática.

O que é SFF?


SFF é a sigla de Small Form Factor.  Não tem boas traduções em português, porque não explica nada (daí a necessidade desta série): Fator de pequena forma, Formato de fabricação pequeno, etc…

SFF, no mundo da TI Corporativa, é usado para designar um gabinete pequeno de computador, 99% das vezes desenhado para ser usado apenas na posição horizontal. Exemplo:

Exemplo de um Gabinete SFF, do modelo HP Elite 8000

Exemplo de um Gabinete SFF, do modelo HP Elite 8000

LE586LA – HP Elite 8000 SFF

Mas não termina aí. Agora vem a parte prática que esta série promete: Gabinetes SFF são menores, portanto, a tecnologia envolvida para acondicionar peças em um computador com este formato também precisa ser reduzida. E mais importante: A refrigeração interna precisa ser mais eficiente do que seria em um gabinete torre.

Isso, portanto, nos leva a uma conclusão interessante: Podemos, em primeira instância, inferir que computadores com gabinete SFF possuem melhor acabamento e tecnologia. E a prática do mercado comprova que isso é verdade: Você geralmente irá encontrar somente fabricantes de primeira linha ofertando seus produtos no formato SFF.

Mas qual seria a vantagem de adotar soluções de computação em gabinetes SFF? A principal é a otimização do espaço, mas, coincidentemente ou não, como este é um fator que é importantíssimo para empresas, acabou acontecendo algo interessante: É mais fácil encontrar soluções de gerenciamento avançadas em computadores SFF do que nos modelos torre, geralmente considerados de entrada. Esta não é uma regra específica, apenas uma tendência que o próprio mercado criou.

Este foi um primeiro post para exemplificar a série. Opine, critique, curta, compartilhe. E sigla-nos, para não perder a próxima!

  • Jeronimovilar

    Olá Paulo, como exigir um PC SFF?  quais as dimensões máximas para ele?  Pergunto isso pq nem todo fabricante coloca isso nas suas nomenclaturas e ou outros colocam e de SFF não tem nada

    • Oi Jeronimo:

      Complicado mesmo. No site da MicroSafe, nós já dividimos todos os computadores entre Torre e SFF. No entanto, em desktops, trabalhamos apenas com HP e Lenovo. Nestes fabricantes, então, basta consultar nosso site. Para outros, SFF é realmente muito confundido com “mesa”. Um computador “de mesa” é apenas aquele que pode ser usado deitado, mas isso não necessariamente significa que ele tem fator pequeno.

      Por isso sugiro usar a altura como um parâmetro interessante a passar em suas cotações. A altura padrão de qualquer gabinete SFF (considerando-se o mesmo deitado), para realmente ser considerado como tal, não pode ultrapassar muito além de 10cm (para se ter uma ideia, o tamanho padrão da altura de um desktop normal deitado é de 45cm). Então, até 15cm, acho razoável considerar um desktop como SFF. E dica de quem recebe cotação toda hora: coloque bem destacada essa exigência no seu pedido de cotação, senão passa despercebido mesmo!

  • Paulo você me ajudou demais da conta!!!!
    Muitíssimo obrigada!!!

    Conclusão, pela descrição do equipamento pode-se usá-lo na vertical colocando um suporte para o mesmo que pode ser comprado em qualquer loja de informática, não é?

    Nossa, muitoooo obrigada mesmo!!!

    Você é técnico?

    • Paulo Santana

      “Demais da conta” é simpático demais da sua conta, Fabiana… obrigado.

      É exatamente isso que você disse, mas na verdade, nem precisa do suporte. Ele é mais acessório.

      E Fabiana, todos que trabalham na MicroSafe são um pouco de tudo, no caso, sou o sócio-diretor da empresa, e gosto muito de conversar diretamente com todos, embora às vezes o tempo não permita. Fique à disposição!

  • Fabiana Paiva

    Paulo, como posso verificar se o que possuo pode ser utilizado na vertical?
    Anotei alguns dados que tem direto no gabinete:
    Hewlett-Packard
    HP Compaq 4000 Pro Small Form Factor
    Product N LK558LT#AC4
    Serial BRG109FL65

    Pode me ajudar?

    • Paulo Santana

      Fabiana, uma dica bem simples é verificar, no site da MicroSafe, se um dos opcionais do micro — aliás, computador (temos que parar de chamar computador de micro :-D) é este:

      VN569AA HP Suporte Torre (Preto) SFF

      Este é um acessório — totalmente opcional — apenas para equilibrar o gabinete em pé. Ou seja, se o computador é SFF, mas tem suporte de gabinete, então ele pode ser colocado na vertical. O suporte acima é o mesmo que se compra em qualquer loja de acessórios de informática, e por isso mesmo, a HP nem vende mais.

      Já verifiquei o seu modelo e ele pode ser colocado em pé sim (Clique no botão de [Opcionais] na página abaixo):

      http://www.microsafe.com.br/LK558LT_HP_Desktop-Compaq-Pro-Compacto-4000-Core-2-Duo-E7500.npn.html

      Espero ter ajudado, mas fique à vontade para mais considerações!

  • Fabiana Paiva

    Boa tarde, gostaria de saber se este monitor deve ser colocado OBRIGATORIAMENTE na posição horizontal, ou pode também ser colocado sem problemas na posição vertical.

    Aguardo com urgencia uma resposta.

    Muito Grata Fabiana

    • Paulo Santana

      Olá Fabiana!

      Os gabinetes SFF geralmente são feitos para ser usados apenas na horizontal, mas alguns modelos aceitam também ser colocados na posição vertical. Quando isso é possível, a descrição do produto inclui termos como “Torre/Rack” ou “Convertible/Conversível”.

      Falando especificamente do computador de exemplo deste post (HP Elite 8000) ele pode ser usado na vertical também.

      Fique à vontade para nos consultar!