Achando o No-Break e autonomia para sua necessidade

No Comments

Um No-Break é um componente fundamental de qualquer infraestrutura de rede, datacenter ou mesmo um pequeno escritório. Ele preserva e aumenta a vida útil de qualquer equipamento, mas a sua função mais importante é mesmo a de evitar a perda de dados por desligamento abrupto.

Neste último ponto, a autonomia de um No-Break (ou seja, por quanto tempo ele pode manter os equipamentos que protege, alimentados) costuma ser um fator de decisão importante para o investimento no produto. Entretanto, existe um grande mal-entendido onde se acredita que No-Breaks possuem autonomia pré-definida. Eles possuem no máximo uma estimativa de autonomia (“15min à meia carga”, por exemplo), porque na verdade, a autonomia de um No-Break é determinada pela capacidade da bateria que ele possui x a carga que ele terá que suportar durante a queda de luz.

Vamos a uma analogia simples: Considere uma pilha palito normal, nova, por exemplo. Se você a colocar em um controle remoto de TV ligado direto, ainda assim, ela vai durar meses, não só porque o controle em si requer pouca energia, como ele só é ativado intermitentemente.

Mas se você colocar esta mesma pilha, também nova, em um carrinho de controle remoto, e der para uma criança de 6 anos brincar direto com ele, é capaz dela exaurir sua total capacidade em menos de  um dia.

Mesma pilha, usos diferentes, consumos diferentes, autonomias diferentes. É a mesma coisa com a bateria de um No-Break, que não passa de uma pilha vitaminada. Portanto, cotar uma bateria para um no-break e dizer que “ela vai durar 1 hora” é completamente incorreto. É preciso saber a carga para calcular a autonomia.

Felizmente, existe uma solução bem prática para simular a carga x autonomia de um No-Break.

Para isso, o cliente pode usar a ferramenta de cálculo, em português, da APC. É uma página na qual o cliente vai dizendo que deseja 1h de autonomia, e informa todos os equipamentos que ficarão ligados ao No-Break (Computador, monitor, impressora, etc…). O formulário indica exatamente o modelo de no-break/bateria indicado para o que o cliente deseja.

E o link acima não serve apenas para este fim, mas permite também configurar racks e diversos outros produtos da APC. Por isso, aproveite, e escolha o No-Break certo para suas necessidades.

Links deste post:

Ferramenta de dimensionamento de No-Breaks da APC