Adobe Edge, a entrada da Adobe no HTML 5

No Comments

Com o Adobe Edge Preview, já é possível criar animações com HTML 5 de maneira simples

Adobe Edge Preview, disponível para download

A Adobe acabou de disponibilizar um preview gratuito de seu mais novo produto, o Adobe Edge. Com ele, é possível criar animações para HTML 5 gratuitamente, pelo menos, enquanto o produto ainda estiver na fase de “Preview”, ou seja, modo de testes.

O interessante é que este produto marca a entrada da Adobe no HTML 5, algo que poderia ser considerado como “herético” pela empresa que, afinal de contas, inventou o Flash. Seria este um sinal de que a Adobe está atenta ao mercado, desde que a Apple declarou “guerra ao Flash”?

De qualquer modo, o Edge certamente não subsitui a própria ferramenta de criação de conteúdo Flash da Adobe. É uma ferramenta muito mais simples. Por isso, é importante frisar que os recursos do HTML 5 em si são bastante poderosos, o Edge é que vem como um aplicativo de entrada para este mundo.

É provável que o Edge evolua para um aplicativo completo, como outras ferramentas da Adobe, conforme o HTML 5 for ganhando adoção, importância e relevância na Internet, como ferramenta definitiva de animação de conteúdo — se é que isso de fato irá acontecer. É esperar para ver.