Digital Signage e LFD, a evolução do telão

No Comments

Sinalização Digital ganha força com lançamentos a preços justos no Brasil

“Digital Signage” (Sinalização Digital) é uma buzzword que vem ganhando força com os investimentos da Samsung no mercado brasileiro. Indo direto ao assunto, Digital Signage é simplesmente a sinalização digital, realizada por meio de monitores de grande formato (32″ ou superior).

Por sua vez, LFD’s (Large Format Display) são monitores de grande formato voltados para a exposição contínua em ambientes fechados, e, em alguns casos, abertos. Junto com o software de controle, são os principais elementos de um ambiente que utiliza Digital Signage. Exemplos de aplicação: Totens de informação em shoppings (passivos ou touchscreen), displays de centrais de segurança, painéis de aeroportos, exposições em museus, etc..

Como estes monitores são desenhados especificamente para exposição de longa duração, possuem um tempo de vida muito maior que TV’s de LCD ou LED, que normalmente eram usados para as aplicações acima. A categoria de LFD’s voltada para VideoWall permite a combinação de vários monitores para exibir o que se chama coloquialmente de “telão”, ou seja, vários monitores justapostos, exibindo uma única imagem.

Cada modelo de LFD é voltado para uma aplicação específica: Por exemplo, LFD’s para museus não precisam ficar ligados mais do que 8h por dia, portanto, são posicionados em uma faixa de preço abaixo de LFD’s voltados para centrais de segurança 24h.

O software que acompanha os produtos é outro componente fundamental de Digital Signage. Com ele, é simples enviar a imagem para múltiplos LFD’s, a partir de um PC. E finalmente, fatores como a espessura da borda também influenciam na escolha do LFD adequado: Ao construir um VideoWall com 4 LFD’s, você vai querer que eles tenham a menor borda possível, e o software na verdade irá enviar 1/4 da imagem para cada monitor. Consulte sempre a descrição de cada LFD para verificar todos os quesitos acima!

Há pouco tempo, monitores como estes tinham preço elevado, mas sua popularização vem tornando seus preços mais acessíveis. Não é absurdo imaginar que eles possam substituir até mesmo as simples TV’s em ambientes corporativos em algum tempo, dada sua maior durabilidade e faixa de preço compatível. Mas para as aplicações de Digital Signage aqui descritas, LFD’s já são uma realidade disponível. Bom proveito!

Links deste post:

Preços e descrições de Monitores LFD

Preços e descrições de produtos Samsung