ERwin em versão trial, o sonho de consumo de todo DBA

No Comments

Se você alguma vez pensou:

“Vou deixar para ler esta revista quando for ao banheiro”

Então você tem pelo menos alma de desenvolvedor.

Isto porque pensamos sempre em multitarefa, até nas coisas mais banais (Eu estou escrevendo este post enquanto pelo menos 4 outras atividades ocorrem no meu computador).

Se existiu uma ferramenta que marcou minha carreira, certamente foi o ERwin (que todo mundo pronunciava “É-erre-uín” naquela época). Para se ter idéia de sua longevidade (sem trair minha idade, desculpe a rima), o ERwin surgiu muito antes que o termo DBA se tornasse uma profissão de fato.

Para quem não conhece, o ERwin começou como um simples software de modelagem com integração direta com o banco de dados (e apenas isso já era um assombro na época: Poder criar ou alterar uma table, estabelecer relações entre primary e foreign keys, em um diagrama visual na tela? Pára com isso!) e hoje é um produto que poderia ser definido como um misto de Visio + Project + WinSQL + *.*. O que era um software para o solitário programador criar tabelas se transformou em um gerenciador completo de ambientes de dados complexos.

Quem mantém o ERwin agora é a Computer Associates (ou apenas “CA”, a mesma do software de backup ARCserve), e aproveitamos para informar que uma versão gratuita de avaliação do CA Erwin Data Modeler R8 agora está disponível. Se o seu trabalho envolve, ainda que minimamente, desenhar, manter ou planejar bancos de dados (Oracle, Microsoft SQL Server, IBM DB2, etc), eu Rrrrrecomendo (5 out of 5 R’s) fortemente que você experimente o ERwin. Não vai se arrepender.

Links deste post:

Download da versão trial do CA Erwin Data Modeler R8

CA ERwin Data Modeler R8

CA ARCserve r15

Computer Associates

Microsoft Visio 2010

Microsoft Project 2010

Microsoft SQL Server 2008