HD Seagate será fabricado no Brasil

No Comments

HD Seagate será fabricado no Brasil

Já vendido e garantido no Brasil. E agora, será fabricado

Segundo a notícia no próprio site da Seagate, a fábrica será em Manaus, mas o artigo não menciona data de inicio.

Essa notícia é muito importante e interessante para o mercado Brasileiro de TI, por vários motivos:

  • Depois da recente aquisicão da divisão de discos da Samsung pela Seagate, ela passa a deter quase a metade da produção mundial de discos rígidos (40%), ao lado da Western Digital (41%);
  • Tanto Seagate quanto Western Digital baseiam suas principais unidades fabris na Ásia, e de lá, basicamente abastecem o mundo;
  • A Ásia tem sido palco de diversas instabilidades, até mesmo de ordem natural, sem menosprezar a política da região;
  • Portanto, os 3 fatores acima, somados, deixam o mundo em suspenso toda vez que a produção de componentes básicos da indústria de TI são afetados.

Já estamos sentindo os efeitos da redução de produção do Japão aqui no Brasil, conforme noticiado antes aqui no Blog. Primeiro foi o preço que aumentou, e agora, começamos a notar sinais de escassez no mercado de componentes mais especializados.

Logo, ter uma fábrica no Brasil de HD Seagate é extremamente interessante para nosso mercado interno. Afinal de contas, o Disco Rígido ainda é uma das peças principais de qualquer equipamento da indústria de TI.

A nossa expectativa é que esta fábrica não se limite ao HD Seagate, mas traga também outros componentes da linha, como os NAS BlackArmor e, principalmente, a próxima geração de HD’s, o Disco SSD (ambos já discutidos aqui no Blog, nos respectivos links).

Depois da fábrica da Apple, agora só falta mesmo a tão sonhada fábrica de componentes do Brasil (CPU, Memória, entre outros componentes) para que nosso país ganhe maior independência das turbulências que o setor de TI tem vivido nos últimos anos. Seguimos torcendo e esperando que ela um dia se concretize.