Iomega Personal Cloud, solução de nuvem privada BBB

No Comments

O Iomega Personal Cloud é uma ótima solução de compromisso entre armazenamento local e nuvem pública

Iomega StorCenter px12-350r

Iomega StorCenter px12-350r: isso é que é nuvem com os pés no chão!

Não é que não gostemos de nuvem pública, mas…

Nuvem é assunto polêmico. A maioria parece estar encantada com a promessa de armazenar todos os seus dados particulares em um provedor remoto de armazenamento, reduzindo assim custos de infra-estrutura local e ganhando acesso universal aos dados. Outros possuem preocupações legítimas em relação à privacidade destes dados, e também quanto à disponibilidade. Foi o que dissemos mais ou menos em artigo anterior, imaginando uma empresa de 100 funcionários, usando Office na nuvem, e o serviço ficar fora do ar. Ironicamente, isto de fato aconteceu, tanto com a Microsoft quanto com o Google, e as empresas envolvidas, evidentemente, não ficaram muito felizes.

Sobre este assunto, ouvi um argumento interessante: “Que a nuvem é como os bancos: aposto que no início, você também não confiava em deixar seu dinheiro neles, hoje é comum”. É, mas primeiro que se olharem para o meu dinheiro guardado no banco, sem eu saber, eu não ligo — pelo contrário, vai fazer alguém rir 🙂 –, segundo que se o dinheiro for perdido/roubado/destruído ou o banco ficar inacessível, vai ser um transtorno infernal, mas como sou honesto e faço tudo dentro da lei, eu teria chances excelentes de recuperar tudo.

Já se uma única foto comprometedora estivesse na nuvem (como as fotos que eu tiro em convenções de quadrinhos, por exemplo), eu não gostaria que ninguém a visse. E se ela fosse perdida, eu não teria como recuperá-la. Dados são perdidos para sempre, a menos que se tenha backup, a perda de alguns será irrelevante, outros, podem simplesmente inutilizar a sua empresa. “Mas os serviços de cloud fazem backup dos seus dados”. Sim, mas com que frequência? Garantia? Disponibilidade de restauração? Você já revisou seu contrato de cloud ultimamente? Aliás, já teve acesso a ele, algum dia?

E por último “rapaz, você viu o que vem acontecendo com banco desde 2008, não?”

O 0.01% da discórdia

Garantir integridade e disponibilidade de dados com SLA de 100% ninguém garante. Sempre fica nos 99.9%, e é neste 0.01% que a cloud ainda precisa evoluir, e muito. O fato é que qualquer ameaça à continuidade dos negócios de uma empresa, o “0.01%” que perde o emprego é exatamente o CEO que adotou Cloud. Sinto muito, mercado de TI, sei que você não queria ouvir isso. Mas é a mais pura verdade.

Mas tudo isso é nuvem pública.

Já pensou em fazer uma nuvem privada?

Talvez a nuvem pública chegue um dia à confiabilidade que atribuímos aos bancos (“Oh, wait…”), talvez não. Mas a proposta de cloud é: 1) Diminuição de custos de infra-estrutura em escala; 2) Acesso ubíquo aos seus dados, de onde você estiver; 3) Segurança e privacidade total no acesso às informações. Se você de fato precisa destes benefícios, em vez de terceirizar estas responsabilidades, que tal trazê-las para dentro da sua empresa?

Disclaimer: A MicroSafe é uma Revenda Iomega. Leia o texto abaixo com a devida crítica

E já pensou em fazer uma nuvem privada com o Iomega Personal Cloud?

O Iomega Personal Cloud é um nome inapropriado para um produto que tem um alcance muito maior do que apenas “pessoal”. Esse nome dá a impressão de que só serve para dados domésticos, quando na verdade, o real significado da solução é de “personalizar” o acesso aos dados.

Imagine um pequeno servidor de dados, que pode começar com 8TB, mas tem capacidade para até 36TB. Que aja como um simples NAS, ou seja, ligou, plugou na rede, concedeu acesso, todos podem usar o espaço como armazenamento central.

Agora, neste malandrinho, rode um software de Cloud. Eis aí o pulo do gato do Iomega Personal Cloud, uma nova tecnologia disponível em vários produtos da Iomega que cria uma nuvem privada. Seus dados estão com você, na sua empresa. O acesso de fora da empresa a estes dados é controlado por você! Ninguém, que não seja você — ou a quem você der acesso — irá tocá-los.

Vários produtos da Iomega suportam o Personal Cloud (Basta que eles tenham a frase “Cloud Edition”) em seu nome, mas eu pessoalmente destacaria o Iomega StorCenter px12-350r Network Storage Array de 8TB, que está na foto do começo deste post

Iomega StorCenter px12-350r Network Storage Array

O link acima posui o PDF completo do produto. O que chama atenção no px12-350r de 8TB, é que ele possui um preço inicial atraente, e pode ser expandido até 36TB. Além de funcionar como NAS e Cloud, ainda pode ser um servidor de câmeras, sem necessidade de adquirir aparelho/software de DVR (!), realiza Backups de/para cloud ou ente outros devices… ufa. Melhor ler o PDF.

#ficaadica!