Kaspersky Labs diz que segurança do Chromebook e do iCloud é fraca

No Comments

Kaspersky Labs com mais uma polêmica sobre a nuvem

Como se joga lenha na fogueira de uma nuvem?

Na semana de lançamento do Chromebook, novamente a Kaspersky Labs aparece em nosso Blog com uma afirmação polêmica: Segundo o laboratório de desenvolvimento de soluções de segurança, a confiabilidade de se armazenar dados na nuvem do iCloud é seriamente ameaçada por mecanismos simples de proteção.

Quem afirma isso na matéria do Computerworld Portugal é o próprio diretor da Equipe Global de Investigação e Análise da Kaspersky Lab, Costin Raiu G. Segundo ele:

“Tanto no iCloud como no ChromeOS, todo o conteúdo digital estará disponível para qualquer pessoa que souber a senha do usuário. Considero imprudente, nos dias de hoje, oferecer este tipo de serviço sem solicitar duas autenticações, pois apenas o uso do login torna o sistema vulnerável a técnicas básicas de roubo de dados”

Bem, nossa opinião é que o Kameraden está certo. Aqui mesmo no Blog já falamos tanto do Chromebook, quanto de recursos simples de autenticação biométrica — este último poderia ter sido facilmente incorporado ao Chromebook, por exemplo. Tanto o iCloud quanto o Chromebook são portas para um universo de informações privadas do usuário. Há que se considerar o risco de basear a sua vida pessoal na nuvem, quando os mecanismos de acesso a estes dados são simplificados. Indo para a o universo das empresas então, me parece que estas ainda não são as soluções ideais para a Cloud Computing corporativa.