Licenciamento SQL Server 2008 para Web Explicado

No Comments

Vamos esclarecer como licenciar corretamente o Microsoft SQL Server 2008 para uso na Web.

Antes, precisamos definir claramente que “disponibilizar um banco de dados na Web” pode significar várias coisas, mas as principais são:

1) O cliente possui um site (www.microsafe.com.br, por exemplo), cuja base de dados está hospedada na mesma máquina que o site. Este site irá acessar a base de dados SQL Server 2008 apenas internamente, para exibir dados em páginas Web. Tipicamente, esta é a maioria dos casos.

Para isso, com menor custo, o cliente pode usar 2 tipos de licença:

SQL Server Express:

Essa licença não é vendida diretamente a empresas ou consumidores. Ela é destinada a empresas de hospedagem e geralmente faz parte de um plano de hospedagem dedicado,  contratado. Nesta modalidade, paga-se uma mensalidade ao plano de acordo com o espaço usado. Entretanto, ela é bastante limitada em recursos, e não pode, em hipótese alguma, ser acessada de “fora” do servidor (por estações na mesma rede que o servidor, por exemplo, até porque, em um servidor de hospedagem, isso não faz sentido). Uma das empresas que disponibilizam este serviço é a Locaweb, mas provavelmente, várias outras também o oferecem;

SQL Server 2008 Web Edition, Licença por Processador:

Preços e detalhes do SQL Server 2008 Web Edition por Processador

Essa é uma versão completa do SQL Server, com todos os recursos, e pode ser acessada de fora do servidor por uma rede, mas só pode ser instalada em servidores voltadas única e exclusivamente como servidores Web, como acima dito. Ele não pode, por exemplo, usar o servidor para a rede da empresa e para a web ao mesmo tempo, com esta edição;

2) Agora, se o cliente vai usar o próprio servidor da empresa como servidor Web também, basta comprar a versão Standard Processador:

Preços e detalhes do SQL Server 2008 Standard Edition por Processador

O que é licença “por processador”?

A licença por processador é uma forma simples de licenciar um Servidor Microsoft (SQL Server, Exchange, Forefront, etc) para a rede inteira, e a Web, com a compra de apenas uma licença. Nesta modalidade, não é necessária a compra de CAL’s adicionais para licenciar as estações que irão acessar aquele servidor. Justamente pelo número imprevisível de conexões que um servidor Web pode sofrer, a licença por processador é a ideal nestes casos.

Mais recursos sobre o SQL Server:

Página da Microsoft sobre o SQL Server 2008:
http://www.microsoft.com/sqlserver/2008/pt/br/default.aspx

PDF de Licenciamento do SQL Server:
MicroSafe_Microsoft_SQL_Server_2008_Licenciamento_Explicado.pdf

Mais dúvidas sobre Licenciamento Microsoft?
Licenciamento Microsoft Explicado (FPP, OEM e OPEN)