Licenciamento Symantec Corporativo Explicado

No Comments

Como entender os diversos Licenciamentos Symantec que podem ser comercializados para empresas

 

Com mais de 30.000 licenças diferentes à venda, é bom ter alguém que explique

O Licenciamento Symantec tem tantas opções disponíveis, que pode ser intimidador a princípio.

Licenciamento Symantec por Bands

Na verdade, isso acontece porque, para cada produto, existem diversas faixas de preço de acordo com o número de licenças (O que a Symantec chama de “Bands”), e é isso que faz aumentar exponencialmente o número de produtos.

Por exemplo: Levemos em conta, talvez, o produto mais popular da Symantec, o Symantec Endpoint Protection 12.1, uma solução completa de segurança envolvendo gerenciamento central de estações protegidas por antivívus, antispyware, etc…

Suponha que você nunca teve qualquer solução de segurança instalada em sua empresa, e decidiu por comprar o Symantec Endpoint Protection. Apenas nesta decisão inicial, você já verá que existem 5 opções da mesma licença (variando o partnumber), divididas pelo número de usuários.

Licenciamento Symantec Band A – É o preço unitário da licença para cada estação, para quem deseja comprar de 5 a 24 licenças para a sua empresa. Ou seja, se a licença no site da MicroSafe estiver especificada como “Band A” “R$ 30” (exemplo), isto significa que a compra mínima de 5 licenças custará R$ 150,00;

Licenciamento Symantec Band B – Mesma coisa, apenas aqui o preço unitário já tem um desconto em relação ao anterior, pois é voltado para uma compra mínima de 25 a 49 licenças.

Licenciamento Symantec Band C até F – Compra mínima de 50 a 100 licenças, com desconto ainda maior do que a faixa B, e assim por diante, até a banda F, que é para compra de 500 ou mais licenças em diante.

A cada avanço de banda, aumentam-se os requisitos de compra mínima, em contrapartida, diminui-se o custo unitário. Todas as faixas estão corretamente identificadas no site da MicroSafe, seja pela banda, ou pelo número de licenças.

Existe uma exceção a esta regra que é a Band S (de “Special”). Licenças Symantec Band S têm preço fixo e unitário, pois geralmente, não são compradas em quantidade, mesmo. Um exemplo perfeito é o Symantec Backup Exec Server 2010. Afinal de contas, só é  necessária uma licença para o servidor.

Licenciamento Symantec por tipo de Suporte: Basic ou Essential

Finalmente, na maioria de seus produtos, a Symantec ainda divide  o suporte que presta a seus clientes em Basic e Essential. O licenciamento Basic dá direito a suporte 8×5, ou seja, 8 horas por dia, 5 dias por semana (Segunda a sexta). O suporte Essential é 24×7. A nossa opinião aqui é que raramente a diferença de preço será significativa entre as duas opções de suporte, portanto, na dúvida, fique com a Essential. Afinal de contas, estamos falando de produtos de segurança, aqui.

Finalmente: Decifrando o Licenciamento Symantec com um exemplo

Então agora fica fácil depurar o que antes parecia um hieroglifo abaixo:

Symantec Endpoint Protection Small Business Edition 12.1 per User Bndl Std Lic Express Band A Basic 1 Ano

Que sigfinica: Licença Full do Symantec Endpoint Protection Small Business Edition 12.1, preço por usuário para  mínimo de 5, máximo de 24 licenças (Band A), com suporte 8×5 (Basic) por 1 Ano

A mesmíssima licença acima existe também com suporte Essential. Já são 2 licenças diferentes para o mesmo produto.

E as mesmíssimas 2 licenças acima existem também nas versões Band B até Band F. 6 Bandas x 2 Tipos de Suportes nos dão 12 licenças para cada produto, no mínimo.

Mas, lembrando, aqui falamos apenas da versão full de um produto. O Licenciamento Symantec tem, literalmente, milhares de licenças disponíveis. Um outro exemplo simples: Pegue o mesmo Symantec Endpoint Protection 12.1, mas suponha que você já tenha a versão 11. Então você precisará apenas comprar a versão de upgrade  da 11 para 12.1, certo? Pois toda a lógica de bandas e suporte acima também será aplicada especificamente em uma licença de upgrade. É isso que acaba criando várias licenças diferentes.

O melhor do Licenciamento Symantec em uma só página:

Por isso, fizemos o seguinte: Pegamos os 3 produtos mais populares de Licenciamento Symantec: Symantec Backup Exec 2010 Windows Server, Symantec Endpoint Protection 12.1 e Symantec Endpoin Protection Small Business Edition 12.1 e os colocamos em uma única página. Nela, aparecem apenas as licenças para uma instalação inicial de cada um destes produtos, com suas respectivas bandas e suportes. Tudo que você precisa decidir é de quantos usuários sua empresa precisa.

E  se ainda assim, tiver dúvidas sobre Licenciamento Symantec, basta falar conosco! Será mais do que bem-vindo.