Locaweb: O início do fim do SPAM no Brasil?

6 Comments

Os problemas da Locaweb com emails já são públicos e notórios, mas eles melhoraram nos últimos meses. Sem entrar no mérito da qualidade do provedor ou não, gostaríamos de debater a recente medida anti-SPAM que eles tomaram.

Em resumo, agora todos os clientes da Locaweb (Apenas no Blog, eles dizem que são responsáveis por 50 milhões de contas de email) compartilham um anti-spam integrado no servidor do provedor, com regras globais. Cada caixa postal individual de cada cliente pode ser “treinada” no que é realmente SPAM ou não, alimentando assim a inteligência do filtro global, de onde deduzimos que parte é heurística, parte sistema de pontuação. E mensagens marcadas como SPAM sequer serão enviadas para seus destinatários, ficando “presas” na caixa-postal online da Locaweb, com um detalhe extremamente importante: A Locaweb é o maior provedor do Brasil, e vai usar este tamanho, com a ajuda (voluntária ou não) de seus próprios clientes, para criar uma das maiores barreiras anti-spam que se tem notícia no país.

Sim, pois sob a alegação de seriedade e comprometimento, a Locaweb costuma ser bastante arbitrária em suas decisões, é desta vez não é diferente: O grande detalhe é que o filtro anti-SPAM acima não pode ser desligado pelo cliente Locaweb! É usar, ou mudar de provedor.

Nós mesmos já tivemos o dissabor de ficar um dia com o site fora do ar, porque eles acharam que nosso site estava hospedando um ataque. Na época, 9 anos atrás, bem no início de nossa empresa, nosso fluxo ainda comportava ser hospedado em um servidor compartilhado, e demos o azar de partilhar um espaço de hospedagem exatamente com um bot. Mas foi muito desgastante discutir com eles na época…

Que consequências tudo isso pode ter para sua empresa, seu negócio, para a Internet no Brasil?

A consequência mais impactante para o lado do cliente da Locaweb (nosso caso) é que o SPAM irá diminuir de forma assombrosa (e com apenas uma semana de uso, já está diminuindo drasticamente). Não só pelo filtro global, mas principalmente pelo treinamento do filtro local, que alimenta a todos. Nesta parte, eu devo dizer: Usar a ferramente de anti-SPAM da Locaweb online é muito fácil, e dá um prazer quase que mórbido clicar naquelas mensagens de “emagrecimento rápido” e mandá-las pro saco..

Afinal de contas, há 10 anos que temos a sensação de que todo mundo manda SPAM, menos a gente! E acreditem, é difícil resistir à tentação de enviar uma propaganda que se alimenta dela mesma: Creio que o maior SPAM da internet é justamente aquele que diz que enviar SPAM funciona.

Já o lado ruim é a possibilidade de ter mensagens legítimas presas pelo filtro, e isso vem acontecendo conosco. Somente depois de uma semana tendo o trabalho e a paciência de treinar o filtro Anti-SPAM online é que isso diminuiu — mas ainda acontece.  Hoje mesmo foram 4 mensagens legítimas que não recebemos, e tivemos que liberá-las online, marcando-as como “Não é SPAM”. Pior: Eram mensagens internas ao nosso domínio, ou seja, entre 2 caixas postais que nos pertenciam. Era de se esperar que o filtro fosse inteligente o suficiente para saber que ninguém envia SPAM para si mesmo…

As consequências desta medida para quem envia SPAM podem ser gravíssimas:

Tudo que vamos falar agora se baseia no fato de que a Locaweb — novamente, não importando nossa opinião sobre ela — detém 50 milhões de emails em seu “poder”, e está impondo o filtro de anti-SPAM obrigatoriamente para cada um destes endereços. Consideramos também que apenas 10% dos clientes se disporão a treinar o anti-SPAM, voluntariamente, online, adicionando remetentes que julgam como SPAMMERS.

Tome nota: Pela primeira vez no Brasil, um número gigantesco de emails, usuários e clientes usarão uma única plataforma em comum contra o SPAM.

ISSO MUDA O JOGO.

Se a sua empresa envia SPAM, ela pode ser seriamente afetada por isso, mesmo que não esteja hospedada na Locaweb.

Até agora, cada empresa tinha sua estratégia própria para bloquear SPAM, seja com ferramentas, provedores, programas ou o próprio cliente de email. Tudo isso é bom, mas sofre do mesmo problema em comum: A força do SPAM é tão grande que o usuário (geralmente, não mais que uma pessoa, se tanto!) destas ferramentas praticamente vira escravo delas. Basta eliminar um SPAM, para logo aparecer outro, em um ciclo infinito de retreinamento. Pior, empresas têm medo de “ligar estas ferramentas no máximo” e o filtro heurístico acabar bloqueando mensagens reais.

E com isso, o esforço pulverizado acaba não sendo tão efetivo quanto poderia ser.

A prerrogativa da Locaweb traz várias vantagens para o mercado como um todo, quais sejam:

  • Você agora conta com a ajuda de milhares de clientes da Locaweb, classificando SPAM, tanto quanto você. É, no mínimo, animador;
  • Por outro lado, se você envia SPAM, mas descobre que 50 milhões de e-mails agora estão imunes à sua estratégia, você agora só vai acreditar em pacotes com “100 milhões de emails válidos de todo Brasil”? Você acha realmente que existe esta quantidade de emails válidos, fora do maior provedor do país? Apenas isso já pode desestimular muitos SPAMMER’s a continuar com esta prática;
  • A única arma do SPAM sempre foi a quantidade, e esta, já vimos que está seriamente ameaçada. Mas além disso,  imagine que você manda pouco SPAM, mas consistentemente está sendo “adicionado” ao filtro de SPAM dos usuários da Locaweb que abominam sua prática. Lembrando: O filtro é heurístico, e por aprendizado. Se muitos clientes da Locaweb adicionarem seu email ao anti-SPAM, é provável que TODOS os clientes da Locaweb parem de recebê-lo!
  • E não adianta recorrer ao manjado recurso de enviar propaganda através de “ferramentas de email marketing”, para não “sujar” seu email verdadeiro. Pelo contrário, estas serão as primeiras a ter sua eficácia brutalmente diminuída, pois obviamente, serão as mais adicionadas a filtros anti-spam;
  • A consequência direta disso é que tamanho, neste caso, é documento. Bem ou mal, a Locaweb provavelmete hospeda muitos dos clientes que você quer atingir com sua propaganda. Mas, mais importante, ela pode hospedar os seus concorrentes também! Ao praticar SPAM, você está dando um prato cheio para o seu concorrente adicioná-lo ao filtro da Locaweb, e assim, bloqueá-lo de vários clientes!
  • De onde se deduz que, na verdade, basta que um cliente grande seu esteja dentro da Locaweb (e basta acessar a página inicial deles para ver que várias grandes empresas estão hospedadas lá) para que mandar SPAM não seja mais uma boa idéia…
  • E mais: A Locaweb não está fazendo isso por mero altruísmo.  Ao investir de maneira radical no controle anti-spam, ela ganha, e muito, com economia de sua banda, que atualmente é desperdiçada em milhões (talvez bilhões?) de emails indesejados. Esta idéia emplacando, em quanto tempo outros grandes provedores de conteúdo e hospedagem no Brasil irão pelo mesmo caminho? Eu acredito que bem rápido…
  • Além disso, se as grandes empresas de eCommerce, Compras Coletivas, etc, desistirem do SPAM, ou virem sua eficácia cair, terão que investir em meios mais originais e convincentes para atrair seu público, sendo que o principal é a produção de conteúdo que de fato interessa ao consumidor;

Mas, no final disso tudo, como fica o cliente da Locaweb que simplesmente não quiser ficar submetido ao seu filtro de SPAM? Como já dissemos, não fica. Ele se submete, ou muda de provedor.

Argumentativamente, a Locaweb já se defendeu apontando sua política anti-spam, que lhe dá esse direito — e aqui, não adianta dizer que não leu quando contratou –, mas outra maneira deles mudarem de idéia é simplesmente com uma evasão em massa de clientes que não concordem com a medida deles, que se não puder ser chamada de arbitrária, no mínimo, é antipática. Por outro lado — veja você — grande parte da eficácia da medida se baseia justamente em que todos os clientes da Locaweb estejam sob o filtro. Complicado, não?

Acredito que a Locaweb precisa deixar muito mais clara esta política de “não damos opção quanto ao SPAM” daqui pra frente, em sua tela de contratação online, destacada, e defender claramente esta política “cortando na própria carne, se preciso for”, sob pena de angariar animosidade para o que é, no fundo, uma grande idéia. E que com o tamanho deles, pode realmente ajudar a Internet BR a evoluir como um todo.

Para o post original da Locaweb sobre a medida:

http://blog.locaweb.com.br/atendimento/melhorias-no-filtro-anti-spam-do-servico-de-e-mail/

Este post foi encaminhado para a Locaweb.