Multifuncional Epson L200 Bulk-Ink. Se não pode vencê-los…

29 Comments

A Multifuncional Epson L200 Bulk-Ink é o primeiro modelo a vir com o recurso de tanque de tinta de fábrica, no Brasil

Compre Multifuncional Epson L200 Bulk Ink na MicroSafe!

Multifuncional Epson L200 Bulk Ink: "junte-se a eles"

Multifuncional Epson L200 Bulk-Ink alega fazer até 35 recargas por refil de tinta

Essa é boa: a Multifuncional Epson L200 Bulk-Ink (informações completas clicando na figura acima) já vem de fábrica com um recurso de tanque de tinta e refis que é usado há anos no mercado, por empresas que adaptam impressoras das mais diversas marcas (principalmente HP e Epson mesmo), na base daquele recurso de engenharia reversa popularmente conhecido como “gambiarra”.

A idéia do Bulk-Ink é bastante simples: em vez de usar cartuchos com pequenas capacidades de impressão, utilizam-se cabeças de impressão que são meras “torneiras” de um tanque de tinta, onde aí sim, é armazenado um dos líquidos mais valiosos do mundo (compare o custo de um típico cartucho de meros 24ml com praticamente qualquer outra substância produzida pelo homem, e você irá se surpreender). Este tanque, por sua vez, além de ter uma capacidade maior de armazenagem, é acessível pelo usuário para que possa receber recargas de tinta, com refis vendidos em ampolas ou garrafinhas. Como a tinta é comprada em volume maior, a preço menor, o resultado final é um custo de impressão muito menor do que se usando apenas cartuchos.

Sinal dos tempos. Depois da onda verde, a palavra de ordem agora é economizar recursos. Com isso, as campanhas de marketing de empresas de impressão, que antes colocavam a laser nas alturas deixaram de demonizar as jatos de tinta. Esta foi a primeira fase da conversão.

Agora, a Epson adota a segunda fase: como todo mundo canibalizava seus equipamentos com adaptações para Bulk-Ink mesmo, e o verdadeiro negócio da Epson, HP e demais fabricantes é vender tinta (a impressora é apenas o meio para isso), a Epson simplesmente eliminou o intermediário.

Boa notícia para o usuário de Bulk-Ink que poderá comprar uma impressora já adaptada e com garantia de fábrica, assim como refis originais, por custo adequado. É claro que sempre poder-se-á comprar tinta não original (e com refil, fica mais fácil ainda), mas o provável é que com a economia já fornecida pelo sistema de tanques de tinta, o usuário que a utilize não vá querer economizar alguns reais no suprimento não original se a diferença não for grande, visto que viola uma garantia que antes ele nem tinha direito a ter.

A Multifuncional Epson L200 Bulk-Ink é lançada com um preço sugerido de R$ 749,00. Ainda não obtivemos informações do preço dos refis, o que devemos ter em breve.

UPDATE 05/03:

Embora já esteja documentado nos comentários há bastante tempo, formalizamos aqui no post: cada refil de tinta da Epson L200 Bulk-Ink sai por R$ 24,99 (preço de lista).

Além disso, depois do nosso post, o ZTOP, que é um Blog que não cansamos de recomendar, fez um review completo da Epson L200 que você pode (e deve, se estiver minimamente interessado na impressora) conferir aqui. Sensacional!