Novidades do Windows 8 -> 3 segredos revelados!

No Comments

Novidades do Windows 8: Finalmente uma barra de tarefas multi-monitor! Além de um medidor de custos em 3G e proteção contra travamentos melhorada

Só quem trabalha com 2 monitores para entender como isso é importante

A ITWorld publicou nesta segunda um artigo muito interessante sobre 3 novidades do Windows 8 “secretas” que seu colunista, Sandro Villinger, encontrou no código do produto São elas:

Windows 8: Proteção contra travamentos melhorada

Desde o Windows XP que travamentos no Windows não são mais o fim do mundo. O Windows 7 levou esta experiência a um novo nível com o ambiente de 64 bits. Agora, o Windows 8 dá a tacada final, e permite que cada driver de impressora rode em uma máquina virtual própria (acredito que devem ser tremendos vilões, dado o tratamento que estão recebendo nesta versão), isolando ainda mais aplicações legadas de problemas do sistema, e vice-versa.

Windows 8: “Taxímetro” para 3G

Usuários com planos 3G que cobram por hora, banda ou KB transferidos, o Windows 8 vai ser pra vocês. Afinal de contas, é sempre bom ter um “taxímetro” independente para comparar com o que a operadora está lhe cobrando. E quem teria mais autoridade indisputada nisso do que o próprio sistema operacional? Com o Windows 8 você poderá inclusive limtar a transferência quando ela atingir um valor pré-determinado.

Windows 8: Barra de tarefas em múltiplos monitores. Oh Yeah!

Tecnicamente, dentre todas as novidades do Windows 8 até agora, esta talvez seja a mais simples. Mas em termos de usabilidade, creio que só quem já trabalha com 2 ou mais monitores hoje vai entender porque isso é importante. Perto do aumento de memória, trabalhar com 2 monitores no computador é uma das mais simples medidas de aumento de produtividade para qualquer usuário corporativo, principalmente heavy-users de planilhas. Mas até hoje, a barra de tarefas do Windows ficava limitada ao monitor “principal”. Agora, você pode configurá-la para se estender através de todos os monitores.

Por que isso é importante? Ora, porque quem usa 2 monitores, tipicamente, usa muito mais aplicações abertas ao mesmo tempo, e aquela “barrinha de cereal” do Windows não comporta todos eles, nos forçando a rolar para a direita, ou minimizar o desktop para acessar todas as janelas abertas. Com múltiplas barras de tarefa, será possível organizar melhor as aplicações abertas (e fechadas, também, com ícones de acesso rápido), bandeja, etc…

Não deixe de ler o artigo completo da ITWorld para mais fotos!

E não deixe de seguir o Blog da MicroSafe aí do lado, para ficar por dentro de todas as Novidades do Windows 8, a quem daremos cobertura especial até o seu lançamento em 2012 (ou o mundo acabar, o que vier primeiro)!