O #diadoadvogado não é fácil…

No Comments

Aqui é só um dia, mas nos EUA, foi uma semana inteira de comemorações!

Hoje é o Dia do Advogado (#diadoadvogado). Quem acompanha o Blog da MicroSafe sabe que temos enorme respeito e consideração pela matéria jurídica. Que investimos pesadamente em assessoria jurídica desde nossa fundação.

Mas Shakespeare não tinha a mesma opinião, quando disse “Primeiro, vamos matar todos os advogados”. De fato, a profissão sofre com algumas… como direi? “Críticas”.

O fato é que todo empresário digno saberá avaliar, acima de preconceitos, o profissional que poderá lhe assistir em cada situação e área de expertise necessária. Assim como na vida, seja este colaborador um advogado, um contador, um técnico de suporte, alguém que trabalha no Ministério dos Transportes (cof, cof, *aham*), etc… permanece a máxima: Dize-me com quem andas, e te direi quem és.

Como já falamos antes, aqui tivemos a sorte e a competência de contar com o apoio do Dr. Ricardo Brandão Marques na nossa assessoria direta, e clientes como o escritório Mattos Advogados, entre centenas (literalmente) de outros através do Brasil. E acho que podemos falar alguma coisa sobre estes profissionais.

Primeiro: Advogado sofre, e muito, para poder sequer conseguir explicar o que ele pode fazer em cada caso. O cara tem que trabalhar com clientes que, obviamente, entendem pouco ou nada da legislação, mas não querem saber de perder (Às vezes não aceitam nem pagar custas do processo, e o pobre causídico vai lá e banca do próprio bolso). Se você é um Profissional de TI tentando convencer seu chefe que Notebook não serve como Servidor da empresa, vai entender o que Advogado passa com cliente;

Segundo: Advogado é um escravo de prazos, que funcionam para ele exatamente como o seu cliente funciona com você: O Juiz não tem prazo para nada, mas vai o advogado atrasar um dia em uma petição? O processo todo pode ir por água abaixo. Alguma similaridade com aquele seu cliente que leva um ano para decidir lhe contratar, mas quando decide, quer que o projeto seja entregue no dia seguinte, que por acaso, é a véspera do Carnaval?

E terceiro: Os melhores advogados vão sofrer e superar junto com você cada obstáculo. E vão virar seus amigos mais leais.

Tanto que eles vão deixar você contar piadas de advogado para eles! E vão até rir delas. Como ESTAS (A original é em inglês, então vamos dar uma folga):

Técnicos de pesquisa estão substituindo cobaias de laboratório por advogados americanos em procedimentos, pois estes últimos oferecem várias vantagens, tais como:

  • Os técnicos não se apegam aos advogados;
  • Existem mais advogados do que cobaias;
  • Algumas coisas as cobaias se recusam a fazer…

Na verdade, semana passada, os advogados americanos tiveram uma semana inteira dedicada a eles. Foi a Shark Week (Nos EUA, “Shark” é um apelido maldoso (por analogia) para advogado, daí a figura lá de cima…)

Dr. Ricardo, Dr. Affonso e tantos outros clientes e profissionais que engrandecem e melhoram a nossa expertise em negócios em uma base diária de ensinamentos, nosso muito obrigado e um Feliz Dia dos Advogados para vocês!

Ah, desculpem as brincadeiras também, de coração!