O Hemorio é 10!

No Comments

Interrompemos nossa programação normal para falar de outro assunto bacana: Voluntariado!

O Hemorio é referência no Brasil e no Exterior em Doação, Coleta e Transfusão de Sangue. Pra gente, é muito mais do que isso, é um exemplo de administração pública que continua dando certo.

Mas o que destacamos neste post especial é o trabalho da AVH – Associação de Voluntários do Hemorio. É uma turma alegre, comprometida e sobretudo, dedicada a melhorar a vida dos pacientes internados na instituição, que atende também crianças e adultos em tratamento contra o câncer, anemia falciforme, além de transplantes de medula óssea. O Hemorio é um mundo, e você pode conhecê-lo melhor visitando a página deles.

Visitamos o Hemorio em 2007 e ficamos encantados com o trabalho deles, em primeiro lugar, na qualidade, seriedade e competência do tratamento oferecido pela instituição (E quando falo “visitamos”, levamos a sério, como tudo que fazemos: Fomos em cada andar da instiuição e vimos o trabalho deles, acompanhados da genial Elizabeth Poleze, Presidente da AVH, e gente boa toda vida). E, de novo, em primeiro lugar (porque não tem como colocar em segundo!) no carinho e atenção do voluntariado para com os pacientes, em causas muito além do tratamento médico.

Por exemplo, a AVH frequentemente organiza eventos para integrar e motivar os pacientes (Este mês tem Festa Junina, claro!), além de criar produtos com a marca Hemorio para arrecadar fundos para a causa do voluntariado. Além dos benefícios óbvios motivacionais, é uma ação que se preocupa também com as famílias dos pacientes internados por longos períodos na instituição. Sendo uma rede pública de referência no centro do Estado do Rio de Janeiro, o Hemorio costuma receber pacientes até mesmo de outros Estados, e as famílias, muitas vezes, não tem condições de acompanhar o paciente em seu tratamento.

De nossa experiência pessoal com a AVH, podemos também destacar o cuidado e respeito que eles possuem com seu maior “insumo”, que são os doadores de sangue em si. No site do Hemorio, por exemplo, você pode conferir os resultados do seu exame de sangue pós-doação online. Atualizações constantes são enviadas para os voluntários para informá-los das ações do grupo. Via de regra, o feedback ao doador, ao voluntário, à família do paciente é sempre tratado com prioridade e atenção.

Citando uma campanha antiga, mas sempre na moda, do Hemorio: “Doar + Sangue  = Vida”. Tendo um tempo, visite os sites acima e conheça mais a fundo o trabalho da instituição. Aproveite e Doe Sangue, onde quer que esteja no Brasil. O retorno é imensurável. #ficadica!