Plotter HP T790 (CR649A) e T1300 (CR651A) com tecnologia ePrint

No Comments

Com a HP Designjet T790 e HP Designjet T1300, a tecnologia ePrint chega aos grandes formatos pela primeira vez

 

HP ePrint

 

Ok, mas o que é a tecnologia ePrint, e porque isso é importante?

Em um grande resumo: A tecnologia ePrint, desenvolvida pela HP, até hoje equipava várias impresssoras do fabricante com a capacidade de receber trabalhos de impressão pela internet, de qualquer lugar. E quando falamos qualquer lugar, é qualquer lugar mesmo: Você pode imprimir do seu Smartphone, iPad, iPhone, Computador, Notebook, PlayStation 3, Geladeira, enfim… se o dispositivo acessa internet, em tese, ele pode enviar um trabalho de impressão para um equipamento HP equipado com a tecnologia ePrint.

Para isso, basta que o dispositivo tenha uma função de… envio de e-mail! Isso mesmo. Parte da tecnologia ePrint é bastante ingênua, na verdade: Cada equipamento da HP ePrint possui um endereço de e-mail único. Ao enviar um e-mail para este endereço, a impressora, conectada à internet, recebe este e-mail e o imprime. Além disso, existem plug-ins para iOS, MacOS, Windows e WebOS, a fim de que a impressora ePrint receba trabalhos de impressão normalmente, pelo comando “Imprimir” de qualquer aplicativo.

Exemplo de Impressora Laser Colorida da HP com tecnologia ePrint (evidentemente, todos os modelos que possuem esta tecnologia necessariamente precisam estar conectados a uma Rede, de preferência, WiFi):

cp2025dn com ePrint

CB495A#696 Impressora Color Laserjet HP cp2025dn 21ppm 600x600dpi 128MB Rede Duplex (Substitui 2605dn)

Ok, mas esta, para imprimir fotos a partir do iPad ou iPhone, em A4, está ótima. E em tamanhos superiores (A3, A2, A1 e A0?)

A importância da tecnologia ePrint em grandes formatos

  • Profissionais de arquitetura, design, engenharia, etc, frequentemente possuem “duas vidas”: Uma no escritório, e outra no cliente. E “cliente” pode ser tanto uma empresa, quanto um descampado no meio do… bem, no meio do nada mesmo.
  • Por outro lado, trabalhos de impressão em grande formato, pela sua própria natureza, complexidade e tamanho, costumam demorar a imprimir, por maior que seja a velocidade dos equipamentos atuais.
  • Finalmente, Plotters não são equipamentos triviais. São pesados, grandes e tudo, menos portáteis, por conta, óbvio, dos próprios tamanhos que precisam imprimir. Muitas plotters custam mais de 10 Mil Reais, portanto, o normal é que mesmo grandes empresas possuam apenas uma, no máximo duas plotters.

Em resumo: Plotter é um recurso valioso, escasso, estacionário, mas que precisa ser usado por muitos profissionais, e frequentemente, eles estão espalhados pelo mundo.

Então, imagine alguns cenários, de inúmeros, que a tecnologia ePrint, aplicada a grandes formatos, resolve:

  • Um engenheiro, finalizando uma planta em CAD, no escritório do cliente, pode enviá-la para impressão imediatamente. Quando ele chegar, o trabalho estará pronto, lhe esperando.
  • Um geólogo, mapeando uma região em cima de uma imagem de altíssima resolução obtida do Google Earth, pode marcar os afloramentos (sim, minha mulher é Geóloga…) mais intere$$antes. Além de enviar a imagem já marcada por email para quem quiser, ele pode também já comandar a impressão na plotter da empresa. Novamente, todo o ciclo de trabalho será agilizado por esta operação.
  • Um engenheiro de trânsito, com um mapa de estradas em um tablet, pode registrar imediatamente pontos de afogamento e comandar a impressão remota para expor em uma reunião ao chegar.
  •  Se você conseguir uma foto, no celular, de um político realizando uma boa ação, mande imprimir imediatamente em grande formato e espalhe pela cidade, antes que ele desapareça.

Plotter ePrinter HP Designjet T790 (CR649A#B1K)

 

Plotter HP T790

A Plotter HP Designjet T790 é apresentada com o mesmo nome, em 4 modelos (Daí a necessidade de explicitarmos os partnumbers, sempre): Com largura de boca de 24″, em versões com e sem PostScript, e com largura de boca de 44″, com e sem PostScript.

Neste post, estamos falando da mais comum, que é T790 de 44″, sem PostScript (CR649A#B1K), mas no final do post, você encontra todos os modelos, com links para as especificações técnicas e preços dos modelos. Aqui, estamos falando apenas da nossa opinião sobre o produto.

A HP Designjet T790 possui uma nova tela LCD sensível ao toque, que substitui todos os botões dos outros modelos Designjet, o que facilita bastante a operação local. Afinal de contas, a interface touch veio para ficar.

Sua velocidade anunciada possibilita imprimir 2 folhas A1 em menos de um minuto. A memória aumentou exponencialmente como padrão, passando para 8GB, o que permite armazenar trabalhos em série. Os modelos PostScript ainda contam com um disco rígido de 160GB para expandir ainda mais a capacidade de armazenamento.

E ainda bem que a HP não inventou novo sistema de tintas. A T790 usa o tradicional (e excelente) cartucho de tintas Vivera HP 72.

Enfim, a T790 nos parece ser a Plotter ideal para substituir a lendária Plotter HP Designjet 510 em todos os sentidos, mas sendo mais moderna, bem mais rápida e, claro, com todas as vantagens da tecnologia ePrint aqui mencionadas.

Plotter ePrinter HP Designjet T1300, com 2 Rolos de papel

 

Plotter HP Designjet T1300 (CR651A#B1K)

 

A Plotter ePrinter HP Designjet T1300 vem apenas em duas versões, com ou sem PostScript (Acima, exibido o modelo sem PS, CR651A#B1K).

Além de tudo que já foi dito sobre a T790, o principal diferencial da Plotter T1300 com tecnologia ePrint é vir equipada com 2 rolos de troca. Isso permite:

  • Alimentar a plotter com 2 rolos iguais (para longos trabalhos de impressão, que não precisarão parar para realimentação de papel);
  • Alimentar a plotter com 2 rolos de tamanhos ou papéis diferentes (Ideal para agilizar trabalhos de profissionais ou empresas que precisam frequentemente imprimir em formatos diferentes. A seleção é feita pela impressão)

Grade de lançamentos das Plotters T790 e T1300

Confira a grade de lançamentos, com PDF’s, preços, fotos e informações detalhadas abaixo. Todas já estão disponíveis para compra:

CR651A#B1K Plotter ePrinter HP Designjet T1300 até A0 (44″) 111cm
CR652A#B1K Plotter ePrinter HP Designjet T1300ps até A0 (44″) 111cm PostScript
CR649A#B1K Plotter ePrinter HP Designjet T790 até A0 (44″) 111cm 8GB
CR650A#B1K Plotter ePrinter HP Designjet T790ps até A0 (44″) 111cm 8GB HD 160GB PostScript
CR647A#B1K Plotter ePrinter HP Designjet T790 até A1 (24″) 61cm 8GB
CR648A#B1K Plotter ePrinter HP Designjet T790ps até A1 (24″) 61cm 8GB HD 160GB PostScript