Resposta da Locaweb sobre o Anti-SPAM

5 Comments

Recebemos uma resposta da Locaweb em relação ao post Locaweb: O início do fim do SPAM no Brasil?. O email inicial nos foi enviado por Gilberto Mautner, presidente da empresa, com follow-up de Glauco Oliveira, Gerente de Suporte da Locaweb.

Após a devida autorização de ambos, postamos a resposta aqui no Blog na íntegra, com o mesmo destaque dado ao post original, e aproveitando para corrigir uma informação: A Locaweb controla 2.5 milhões de caixas postais, e não 50 milhões, como copiamos errado em nosso primeiro post. Sorry!

Uma observação adicional: Não comentamos aqui, mas no chamado que abrimos na Locaweb, informamos que estávamos tendo mensagens enviadas entre nosso próprio domínio (de microsafe.com.br para microsafe.com.br) caindo no filto de Anti-SPAM, e isso não fazia o menor sentido, até em termos de processamento para a própria Locaweb. Hoje recebemos, no chamado, a informação de que a Locaweb irá reparar este comportamento ainda nesta semana. Ponto para a Locaweb. E de fato, o Anti-SPAM melhorou muito desde semana passada. Adeus emails que me propôem aumentar partes do meu corpo que vão muito bem, obrigado…

Resumindo então essa questão, a Locaweb merece um grande voto de confiança por esta excelente iniciativa. E se der certo, desejamos que chegue aos 50 milhões, mesmo. Neste caso, que errar pra mais tenha sido alvissareiro.

[Atualizado 9/5/2011: A Locaweb agora oferece maneiras de desligar o AntiSPAM para toda a conta. Segue abaixo comunicado que recebemos:

—–Mensagem original—–
De: LocaWeb via Help Desk [mailto:helpdesk@locaweb.com.br]
Enviada em: segunda-feira, 9 de maio de 2011 08:43
Para: Paulo Santana
Assunto: Help Desk Locaweb: Chamado #6330706

Dados do Chamado

Usuário: microsf

Status: Aviso

Categoria: Email – Locamail

Responsável: rheise.marestoni

Prazo: 9/5/2011 08:41:15

Título: Opção para desabilitar Anti-SPAM

Quantidade de interações: 1

Autor da Última Interação: rheise.marestoni

Última Interação: Olá Paulo Santana de Lima Vieira,

No início de suas operações, ainda em fase beta, o novo webmail não possuía muitas opções.

Aos poucos muitas delas foram implementadas, graças a sugestões de nossos clientes e ao comprometimento de nossa equipe em fornecer um serviço cada vez melhor.

Identificamos que, recentemente, você sugeriu que existisse uma opção para desativar o filtro Anti-SPAM.

E é com grande satisfação que viemos informar que este recurso foi implementado na data de ontem, 05 de Maio.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a sugestão enviada através de nosso atendimento, que certamente foi muito importante para nós.

Estamos à disposição!

Cordialmente,]

 

— Corte aqui 8< —

De: Gilberto Mautner
Enviada em: segunda-feira, 18 de abril de 2011 23:44
Para: Paulo Santana (MicroSafe)
Cc: Glauco Oliveira
Assunto: Re: O anti-spam pode sair pela culatra e acabar com uma grande idéia

 

Oi Paulo,

Li seu artigo que, por sinal, é muito bom, além de muito bem escrito. Acho que você captou muito bem o conceito de juntar forças com todos os nossos clientes para criar uma barreira eficaz contra spam, prática que sempre abominamos.

Só uma correção, hoje a Locaweb hospeda pouco mais de 2,5 milhões de caixas postais, e não 50 milhões.

 

Um aspecto importante do funcionamento deste filtro é que ele não apaga mensagens classificadas como spam. A ideia é que você sempre possa acessá-las no momento em que desejar, além de poder submeter seu feedback ao filtro tornando ele cada vez mais preciso e imune a erros. Peço sinceras desculpas pelo fato de o filtro ainda classificar algumas mensagens legítimas com spam, nós esperamos que esse mecanismo evolua rapidamente.

 

Estou copiando o Glauco Oliveira, nosso gerente de suporte, para ajudá-lo com o chamado. Glauco, pode dar uma força?

 

Obrigado e abraços,

 

Gilberto

 

 

 

On Apr 18, 2011, at 9:09 PM, Paulo Santana (MicroSafe) wrote:

Prezado Gilberto:

Sou cliente da Locaweb há 10 anos, e da última vez que apelei ao seu e-mail, fui atendido, pelo qual agradeço muitíssmo a atenção.

Escrevo este email com a genuína intenção de ajudar: Acho a idéia do anti-spam excelente, mas a reação negativa será terrível, e pode acabar com o que pode ser algo transformador para a Internet BR.

Escrevi um artigo sobre isso, já que no chamado que postei semana passada, não fui respondido de acordo, e é justamente a este tipo de frustração que me refiro:

Grato pela sua atenção!

— Corte aqui 8< —

De: Glauco Oliveira
Enviada em: quarta-feira, 20 de abril de 2011 17:43
Para: ‘Paulo Santana (MicroSafe)’; ‘Gilberto Mautner’
Assunto: RE: O anti-spam pode sair pela culatra e acabar com uma grande idéia

Paulo, boa tarde!

De fato a filtragem precisa melhorar e já estamos notando uma evolução no filtro desde que o colocamos no ar.

O número de falsos positivos tem reduzido e esperamos melhorar cada vez mais conforme o feedback dos nossos clientes através do marcar/não marcar como spam presente em nosso novo webmail (http://beta.locamail.com.br).

Estamos realizando um trabalho gradativo de migração dos nossos clientes para esse novo webmail, que apresenta um desempenho melhor que o anterior, principalmente no que diz respeito a velocidade no acesso as mensagens.

Quanto as nossas respostas, não há problema algum em usá-las em seu post.

Continuo à sua disposição, seja pelo e-mail ou chamado.

Forte abraço e um ótimo feriado!

Obrigado,

Glauco.

— Corte aqui 8< —