Review do Roteador 3G Option GlobeSurfer X.1

Nenhum comentário

Recebemos para análise dois produtos da OPTION, fabricante Belga de soluções de conectividade. O Roteador 3G Option GlobeSurfer X.1 (doravante referenciado como GS X.1) e o Roteador 3G com painel LCD, modem integrado (entre diversas outras funções)  Option GlobeSurfer III (GS III).

Se você hoje já possui um plano 3G no Brasil, estes  produtos são destinados a compartilhar esta conexão 3G através de uma rede Wireless ou cabeada. Além disso, funcionam também como servidores de impressão e de armazenamento rudimentares.

Neste post analisaremos o GS X.1, e dependendo da repercussão, faremos a análise do GS III em posts futuros.

Análise do OPTION GlobeSurfer X.1 (GS X.1)

 

Option GlobeSurfer X.1

Option GlobeSurfer X.1 (Modem não incluído)

Especificação do fabricante:

Roteador Wi-Fi 3G de 300 Mbps

  • 2 portas LAN de rede
  • Funciona com ADSL, cabo, etc.
  • Compartilha impressora na rede
  • Conecta até 255 computadores
  • Porta USB para compartilhar fotos, vídeos, músicas, etc.
  • Extremamente compacto com 10cm de largura e profundidade e 4cm de altura
  • Desbloqueado, suporta os modems de qualquer Operadora
  • Único no mercado com suporte a redes Wifi 802.11b/g/n de até 300Mbps
  • 2 Portas de Rede Lan sendo que uma delas pode ser usada para conectar
  • outros modems para acessar à internet ADSL, Cabo ou qualquer outra
  • 2 Portas USB para compartilhamento de Arquivos ou Impressoras
  • Luzes de LED indicadoras de status de serviços
  • Totalmente Plug ‘n Play, não precisa de Software ou CD de instalação

 

Apresentação externa

A caixa do GS X.1 faz juz ao tamanho do produto, sem economizar informações. Destaque para o selo da ANATEL, e a informação de compatibiliade com as operadoras  TIM, VIVO, Claro e Oi

Lembrando que o GS X.1 é apenas um roteador, e portanto, o cliente já precisa possuir um Modem 3G habilitado com um plano de uma das operadoras acima, informação que também é apresentada na caixa.

Unboxing

 

O que gostamos ao abrir a caixa do GS X.1:

  • O acabamento primoroso do produto e de suas partes: Nota-se que é um produto destinado a cativar pela aparência e pela funcionalidade
  • O tamanho!
  • A película protetora que cobre a superfície Black Piano;
  • O logo do fabricante pode ser pressionado com um polegar, para revela a porta USB onde entra o Modem 3G. Cool!
  • A lingueta de borracha que cobre as portas traseiras. Apesar do GS X.1 poder ser usado como um roteador cabeado, é óbvio que seu apelo principal é ser um roteador sem fio. Portanto, as portas RJ-45 ficam escondidas por esta lingueta, protegendo entradas que raramente serão usadas, e assim também contribuindo para o design do produto;
  • As entradas traseiras claramente marcadas também no fundo branco do equipamento;
  • A fonte ter vindo com protetor de plástico;
  • A fonte ter plug destacável. Nota-se que foi pensado em quem viaja, pois teoriza-se que com isso, pode ser usado um adaptador para outros países, embora não tenhamos encontrado a opção de adquirir estes adaptadores no site do fabricante. Atenção para a foto da tomada, para aqueles que só podem dispor do novo padrão brasileiro;
  • Ficamos preocupados a princípio com a falta de antenas em um produto que se diz aderir ao padrão N. Mas como se poderá ver nos testes de alcance, ao fim deste review, a qualidade da transmissão não parece ter sido sacrificada em função do design;

O que não gostamos:

  • O folheto não tem idioma português e é escrito em letras minúsculas. Sorte que não precisamos usar;
  • Black Piano é legal. Mas adora impressões digitais. E como tivemos que remover a película para os testes, é só olhar as fotos adiante;

 

Instalando e ligando

Para o propósito de nossos testes, usamos um Modem 3G (o popular Huaweii E226) com conexão da Claro 3G.

A instalação física do GS X.1 não poderia ser mais simples: Basta conectar na tomada e ligar. Não há botões ou interruptores no produto, o que torna o design mais compacto e elegante — mas por outro lado, sentimos falta de alguma opção física para resetar a configuração do produto ao modo de fábrica, algo que pode ser bastante útil em determinadas situações.

O Modem da Claro foi ligado com um cabo USB mais longo (e preto) nas fotos acima apenas para ficar mais conveniente.

Um ponto extremamente positivo do GS X.1 é que ele já vem com uma Rede WiFi pré-configurada de nome “Wi-Fi Cradle”. Assim que você liga o roteador, o sinal Wireless já é distribuído, permitindo que você o acesse mesmo sem cabo de rede, que usamos nas fotos acima apenas para mostrar que é possível, mas toda a configuração a seguir foi feita via Wi-Fi.

 

Configurando e conectando

Usamos um leal e robusto Notebook Lenovo ThinkPad T61 para as configurações abaixo, que já está conosco há 3 anos (e ainda com Windows Vista!). Como já ligamos o GS X.1, então a Rede “WiFi-Cradle” está imediatamente disponível, embora ela ainda não disponibilize acesso à Internet neste ponto, pois falta plugar e configurar a conexão 3G.

No caso do ThinkPad, simplesmente mandamos localizar as Redes Wireless disponíveis na vizinhança. Também poderíamos mandar o Windows fazer isso clicando no ícone de redes da bandeja:

Uma vez conectados na rede Wi-Fi Cradle, basta abrir um browser qualquer e acessar o endereço “http://192.168.1.1”, que está convenientemente descrito no verso da caixa do GS X.1, como mostrado na galeria de unboxing. Isso inicia o configurador Web do produto.

As telas abaixo mostram passo a passo da configuração, novamente frisando que estamos usando um modem da Claro para os testes. Com outras operadoras, mudaríamos os parâmetros de acordo.

Notem que não configuramos a segurança da rede nos passos acima. A razão é simples: Como estamos configurando via WiFi, a conexão cairia no momento que terminássemos o Wizard, já que a segurança entraria em vigor, e seria necessário configurar o Windows de acordo.

Com isso, conseguimos uma conexão 3G imediata, no final do assistente, podendo configurar a segurança mais tarde. A configuração de fato é muito simples, contanto que você já tenha os parâmetros de configuração de seu modem 3G à mão.

Um problema que encontramos nos testes com o GS X.1 é que, se desligarmos o produto fisicamente (removendo-o da tomada), não conseguimos reconexão com a rede 3G com o modem ainda inserido ao ligar, mesmo tendo configurado com “sempre conectado”, como exibido nas telas acima.É preciso fisicamente remover o modem e reinseri-lo, com o roteador já ligado, e então ele autentica automaticamente.

Não podemos atribuir este problema ao roteador em si, pois já vimos isso acontecer com o DIR-451, sobre o qual escrevemos há alguns anos atrás. E o modem usado nos 2 testes era exatamente o mesmo, portanto, é mais provável que seja uma idiosincrasia do modem da Claro que utilizamos.

Teste de alcance

Finalmente, o teste mais interessante deste post: O de alcance. Se você sentir falta de testes de performance neste review, saiba que já desistimos de fazê-los com Redes 3G, pois a qualidade da conexão varia muito.

Com este produto, quis fazer um teste pessoal e levei-o para casa durante um final de semana. Isso porque o lugar onde moro no Rio de Janeiro (Recreio) é particularmente conhecido por ter muitos problemas com quedas de energia e… qualidade da conexão celular em geral (Basta dizer que para apenas falar em um celular da TIM, preciso ir para o terraço ou sair de casa). isso se deve também à geografia do local, cercado por montanhas de um lado e litoral do outro. Por isso, creio que o roteador foi testado em um ambiente bastante inóspito.

Claro que o roteador em si não influencia na qualidade da conexão 3G. O que queríamos testar era a que alcance ele propagaria sua rede wireless 11.n, uma vez conectada ao 3G.

Para isso, coloquei o Notebook e o Roteador no terraço. E a partir daí, desci para o térreo (12m de distância) e para a piscina do condomínio (mais ou menos 25m de distância total), com o notebook, para ver se ainda assim, ele continuava conectado ao GS X.1 e navegando.

Um detalhe muito importante: O notebook Lenovo usado para os testes é de 3 anos atrás, e portanto, ainda é padrão 11.g, portanto, isso também contribui para, em tese, diminuir o alcance da rede N.

Como se pode ver pelas fotos abaixo, o teste foi bem sucedido, mesmo o roteador estando em um terraço praticamente em frente a uma grande formação rochosa. Nas fotos abaixo pode-se ver o roteador e o notebook acessando a web a partir do terraço, a distância para o jardim térreo a frente da casa, e para a piscina. Logo em seguida, estamos acessando do notebook destes lugares:

Conclusão

O Roteador Wireless 11n 3G GlobeSurfer X.1 surpreendeu no design, na simplicidade, no acabamento, no tamanho e no alcance. Diferente de produtos do gênero que costumam pecar em todos estes aspectos. Mas o botão de reset e a necessidade de reiniciar o produto fisicamente em caso de queda de energia é algo que certamente faz falta.

As instabilidades da Rede 3G não nos permitem atestar com 100% de certeza a performance do produto. O que podemos dizer é que o teste de alcance nos surpreendeu muito, de maneira positiva, especialmente para um produto de tamanho tão diminuto e sem antenas externas. O cenário de alcance é o típico para o uso ideal de uma rede WiFi doméstica. embora, honestamente, esperamos que você não precise usar um notebook na piscina do seu condomínio… Mas até que um Galaxy Tab, aproveitando a Rede WiFi da sua casa, pode puxar assunto…

Não vamos esquecer que ele pode também ser usado para rotear um modem Cabo ou ADSL, pelas portas “secretas”  de rede na traseira do produto.Não testamos as funções de compartilhamento de impressoras e armazenamento neste review, porque não era nosso objetivo. Honestamente, já é difícil achar um Roteador 3G que apenas funcione.

Em suma: Produto Rrrrecomendado (4 out of 5 R’s), para uso doméstico, e especialmente, para quem viaja muito (Imaginei sócios viajando com um Notebook e um Tablet, compartilhando arquivos pela Rede WiFi propiciada pelo Roteador, e com acesso a Internet, que em hotel, costuma ser caro). Perde um R apenas pelo botão de reset e pelo manual.

Links deste post:

Roteador Wireless 11n 3G GlobeSurfer X.1

Notebooks Lenovo

Galaxy Tab