Sigla-nos: o que é SIPP?

No Comments

Sigla-nos: o que é SIPP?

Existem maneiras melhores de estabilizar imagem de tecnologia...

SIPP é o acrônimo de Stable Image Platform Program, (Programa de Plataformas Estáveis de Imagem) , a contribuição da Intel para resolver o problema de plataformas de computação diferentes, que possam ser atualizadas sem dificuldade, reduzindo o custo total de propriedade das soluções de software implantandas .

Imagine o seguinte problema: sua empresa está prestes a implantar um sistema ERP complexo e integrado (ou qualquer sistema customizado). Esse tipo de aplicação, em 99.9% das vezes, exige máquinas Windows para rodar seus clientes.  Você tem um parque de mais de 50 colaboradores. Normalmente, estes 50 computadores e/ou notebooks serão adquiridos ou usados apenas com o propósito específico de rodar o cliente deste sistema.

A inteligência empregada em instalar e customizar um sistema deste porte, para que o mesmo atenda as necessidades de sua empresa, é muito mais valiosa do que o computador, sistema operacional ou qualquer outro programa nele instalado. Ela é conquistada com muito trabalho e esforço de todas as partes. E tem a vantagem de, uma vez implantada e finalmente customizada, será usado ganhando novas atualizações e correções do desenvolvedor, que tornam a solução cada vez mais eficiente, poderosa e – mais importante – cada vez mais personalizada para sua empresa.

Mas as dores do crescimento fatalmente irão cobrar um preço: aquelas 50 máquinas que foram compradas 1 ano atrás, apesar de ainda estarem em excelente forma, começam a mostrar sinais de cansaço, simplesmente porque, mesmo que você as tenha superdimensionado na compra, felizmente, sua empresa é que cresceu muito neste período! E o sistema teve que acompanhar esta demanda, crescendo também, mas sua máquina continua a mesma.

Imagine agora ter que trocar este parque inteiro por máquinas mais rápidas – e pior – reinstalar e personalizar tudo de novo!?

É aí que entra o SIPP

Computadores com o selo “SIPP” garantem estabilidade de plataforma entre diferentes modelos e famílias, durante pelo menos 15 meses.  Isto significa que a Intel garante que o Windows 7 de hoje continuará a ser executado em todas as máquinas que empreguem tecnologia SIPP, por 15 meses, mesmo quando o Windows 7 finalmente sair do mercado, dando lugar ao Windows 8. Mais do que isso, significa que você pode comprar uma computador novo – desde que seja exatamente da mesma família SIPP – e continuar a expandir seu sistema com a mesma imagem de disco que tem hoje. No caso do upgrade/troca para uma nova máquina? Retire o disco da antiga, coloque no novo, e continue a tocar sua empresa.

Por exemplo, vamos observar o HP 8200 ou o Lenovo M81. Ambos empregam tecnologia SIPP (justiça seja feita: a HP  já implementava os princípios de imagem estabilizada em diversos computadores de suas linhas, muito antes da Intel criar sua própria solução e padronizar o funcionamento), e cada um tem diversos modelos de computadores, equipados com configurações de processador, memória e disco diferentes. Mas, repetindo, todos são SIPP. Isto significa que se você, por exemplo, investir em qualquer computador com esta tecnologia, poderá trocar de máquina, mantendo a mesma imagem de disco, para qualquer outro computador da mesma família HP 8200 ou Lenovo M81, que existir hoje, ou que venha a ser lançado no futuro, não importa se será com processadores que sequer imaginamos existir hoje. A Intel garantirá os drivers necessários para isso, a cada lançamento de processador.

Exemplo prático: suponha que você investiu em um computador com tecnologia SIPP da Família HP 8200, hoje, o mais simples possível, com processador Pentium Dual Core, por exemplo. Fez a instalação das 50 máquinas acima nesta base, e tudo roda muito bem. E novamente, vamos supor que daqui a 2 anos, quando sua empresa avançar no mercado a Intel  lance o processador… Core iX. Se a HP lançar um computador da linha 8200, equipado com o Core iX, sua empresa poderá migrar tudo que tem instalado no 8200 atual para ele, sem muito trabalho.

Pelo texto acima, ficou evidente que escolher um fabricante com estrutura para investir em plataformas SIPP é uma decisão importante a se considerar. Afinal de contas, nada garante que qualquer fabricante em si irá continuar a lançar produtos focados nesta solução. Tanto HP quanto Lenovo estabelecem compromissos de 3 anos, mínimo, em produção de máquinas com plataforma estável, e portanto, são ótimas escolhas para um projeto deste porte. Sucesso!