Sigla-nos! O que é WiDi?

No Comments

O que significa WiDi?

Essas borboletas não saem da tela, mas voam do seu Notebook

WiDi é o acrônimo de Intel Wireless Display, uma nova tecnologia presente nos últimos modelos de notebooks e computadores equipados com processadores Intel de última geração, e que recentemente, se tornou disponível aqui no Brasil (Veja mais adiante).

Mas o que ela faz? Como o próprio nome diz, notebooks ou computadores equipados com WiDi conseguirão transmitir todo o conteúdo de seus desktops (Vídeo e Áudio) para uma televisão, ou equipamento compatível. Para isso, é preciso que:

1. O Notebook, Tablet (Helloooo, Windows 8!) ou Computador possua tecnologia WiDi embutida (Para vídeos Full HD, é necessário um Processador Intel Core de Segunda Geração);

2. A TV ou Monitor também seja WiDi nativa (ainda não disponível no Brasil na data deste post), ou;

3. Você tenha um receptor WiDi conectado à sua TV ou Monitor via HDMI (Opção que deverá ser mais comum no início)

Em equipamentos WiDi, o acionamento da tecnologia é comandado por um botão, bem parecido com o que hoje acontece com ligar/desligar WiFi/Bluetooth em alguns notebooks. A partir deste momento, o equipamento se conectará com a TV ou receptor WiDi mais próximo (tudo passível de senha, controle, etc) e imediatamente reproduzirá, na tela WiDi, tudo que estiver sendo feito na tela do computador.

Aplicações do WiDi

Portanto, você poderá conduzir apresentações ou demonstrações direto do seu Notebook, sem cabos, e sem necessidade de um projetor/datashow, por exemplo. Poderá reproduzir filmes em alta resolução no seu computador, mas assisti-los, via WiDi, em uma TV Full HD de 42″.

Assista um vídeo da tecnologia WiDi em ação, usando o receptor:

Produtos em pré-venda com WiDi no Brasil

 

Acabamos de adicionar no site da MicroSafe os 4 notebooks acima, da HP, ainda em pré-venda. Todos já vêm com tecnologia WiDi embutida. Por enquanto, são os únicos, oficialmente, no Brasil. Clique em cada um para ver descrições, fotos ampliadas e estimativa de preços.

O bom dos padrões é que você pode escolher entre vários…

As possibilidades de uso são ilimitadas, e de fato, a simplificação proporcionada pela arquitetura WiDi, sendo criada pela Intel, tem boas chances de se tornar um padrão de indústria. Este é o aspecto mais importante desta tecnologia, pois na verdade, já existem várias maneiras de realizar stream de áudio/vídeo de seu computador para uma tela de TV, mas todas diferentes, e muitas vezes, proprietárias.

Um padrão de indústria é importante no sentido de baratear custos na produção de escala. Portanto, torcemos para que pegue, pois se isso acontecer, um dia, veremos o WiDi presente em todos os notebooks, assim como hoje já vemos o WiFi e o Bluetooth, e vimos outras boas idéias desaparecerem por falta de suporte do mercado.