SugarSync: Um sincronizador online de arquivos melhor que o Dropbox?

6 Comments

Eu estava guardando este post para mais tarde, mas em homenagem ao World Backup Day, e com o anúncio do Cloud Drive da Amazon, vamos lá:

O Dropbox é um dos mais populares serviços de sincronização online de arquivos da Internet, praticamente uma unanimidade.

Fornecendo 2GB de espaço gratuito online, o Dropbox funciona de maneira bem simples: Cria uma pasta em seu computador, e qualquer arquivo nesta pasta é automaticamente enviado para o espaço virtual online do serviço. Você pode então instalar o Dropbox em um segundo computador e, pela mesma conta, manter seus arquivos sincronizados entre eles, além de poder acessá-los online a qualquer momento. Supimpa, não?

Mas uma idéia sempre pode ser melhorada, é o que sempre digo (O maior case disso pra mim é o da latinha de Skol, mas isso fica para outro post, sobre Marketing).

Surge então o SugarSync, com funcionamento aparentemente idêntico ao Dropbox, mas com alguns detalhes bem interessantes, quais sejam:

  1. O SugarSync já começa com 5GB de espaço livre e gratuito;
  2. Apesar de também criar uma pasta dedicada à sincronização (Magic Briefcase), ele permite sincronizar qualquer pasta ou arquivo do seu computador, similar ao que o Mozy permite. Só que o Mozy realiza apenas backup e restore;
  3. Pois além disso, ele sincroniza tudo em tempo real em todas as pastas. Ou seja, assim que você salva aquela planilha do Excel (previamente marcada para sincronização), o SugarSync já a envia para o espaço online;
  4. Além de todas as outras funções que o DropBox já desempenha, claro (Bônus de espaço por indicação, Permite acessar os arquivos online, etc);
  5. E finalmente, o logotipo do SugarSync é de um Colibri (ou você chama de Beija-flor? Tem diferença?), achei uma ótima sacada, e pra mim isso dá bônus +5 em Marketing ao serviço;

Na verdade, o SugarSync nos pareceu uma junção do Mozy + Dropbox.

Para ambientes estritamente domésticos, Eu Rrrrecomendo (4 out of 5 R’s) o SugarSync então. Só perde um R, porque a configuração inicial dele devora a sua banda de upload. Ajuste-a para o mais lento possível, que ele dá conta do recado.

Links deste post:

SugarSync

Dropbox

Mozy