TRENDnet não fabrica apenas Switch KVM BBB!

No Comments

TRENDnet não é palha de aço, mas tem mil e uma utilidades. Eis nossa homenagem a este fabricante batalhador

MicroSafe e TRENDnet, uma parceria de mais de uma década

TRENDnet Rulez!

TRENDnet é um fabricante de ativos de rede que se destaca pela sua versatilidade, qualidade e garantia. Mas é impressionante como é procurada pelos seus Switches KVM!

Para quem não sabe, Switch KVM (Keyboard, Video, Mouse) é um simples comutador de teclado, vídeo e mouse entre 2 ou mais computadores, coisa que existe desde o tempo do “ronca”, como dizia… bem, como eu mesmo dizia. Apesar de ter um uso simples, é fundamental, por exemplo, em um rack de servidores, pois assim, com um único teclado/mouse/monitor, pode-se controlar todos, alternando pelo KVM. Existem KVM’s sofisiticadíssimos e caros, de marcas como Avaya, APC, etc… A TRENDnet, ao longo do tempo, ficou conhecidíssima por fabricar KVM’s acessíveis e de boa qualidade, inclusive empilháveis e com OSD (On Screen Display).

A TRENDnet se especializou também no famoso trinômio brasileiro: BBB (Bom, Bonito e Barato), e sempre teve uma das maiores garantias do mercado. E seus equipamentos não carecem de tecnologia, pelo contrário. Lembro que a TRENDnet, bem no início da banda larga no Brasil, foi um dos primeiros fabricantes a trazer um Roteador Internet de preço acessível para cá, e que vendeu mais que promoção de cerveja na Oktoberfest.

Mas o melhor mesmo é que vende, e não dá problema, o que dificilmente se pode dizer de outras marcas na mesma faixa de preço da TRENDnet. Lembro que uma vez estava conversando com o Diretor Comercial deles, e ali me contaram que, como a TRENDnet dava garantias de até 5 anos em muitos de seus equipamentos, infelizmente, havia muita gente que depois de 4 anos de uso perfeito do equipamento “devolvia para a troca”, só para poder ficar com um equipamento novo por mais 5 anos. Prática que só teve uma consequência previsível: A diminuição do tempo de garantia para 3 anos no máximo.

Outro dado curioso: Sabe o que a TRENDnet mais vende no Brasil? Surpreendentemente, não é KVM. Mas surpreendente ainda: É um modem comum! Isso mesmo, modem de 56K, porta serial, que ainda é muito usado em TEF (Transferência Eletrônica de Fundos, típico uso de automação comercial). E mais: Justamente por isso, este modem é fabricado apenas para venda no Brasil. No resto do mundo, ele nem é mais produzido:

São histórias como essa que vão ficando pelos anais do mercado… Afinal de contas, já trabalhamos há 10 anos com a marca.

Enfim: Conhecemos empresas que compraram KVM’s da TRENDnet há mais de 5 anos até, e o usam até hoje, sem falhas. Nesse meio tempo, a TRENDnet abandonou sua tradicional cor azul-me-ache-no-CPD (embora nos equipamentos mais tradicionais ela ainda esteja presente), e seus produtos mais recentes agora são pretos, como é a nova tendência de mercado.  Eu acredito que você ficará surpreso ao saber que a TRENDnet fabrica, além de KVM’s:

 

Câmera IP de segurança com preço BBB, conhecia?

E é isso. Fica aqui a nossa recomendação para você experimentar produtos da TRENDnet, na próxima vez que pensar em ativos de rede!