Vantagens da virtualização na prática – O Case Univen

1 Comment

A ComputerWorld divulgou nesta sexta um case extremamente interessante de virtualização (ou seja, a tecnologia para criar 2 ou mais máquinas virtuais, em uma única máquina física, que funcionam como se fossem servidores independentes).

Em resumo: A Univen, Refinaria de Petróleo reduziu seu parque de servidores de 15 máquinas para 4 (e como toda grande empresa, possui política de renovação de parque de TI a cada 3 anos, o que significa uma economia de 11 servidores a cada renovação), economizou 60% em energia  e ainda por cima, ganhou mais agilidade. Agora, começa a pensar em Thin Clients como seu próximo passo lógico de economia em energia e facilidade de manutenção e atualização de um parque tecnológico. Interessante também o fato de que a emissão de Nota Fiscal Eletrônica, assunto já discutido aqui no Blog, foi um dos estímulos para adotarem a virtualização.

E no caso, a Univen ainda optou por fazer tudo sozinha. Mas já existem soluções da HP com “Virtualização-In-a-Box”, onde com a compra de um único produto, você já tem a solução completa com 2 ou mais servidores integrados e virtualizados. Esta solução é a linha P4000 da HP, da qual falaremos especificamente em breve, aqui no Blog.

Este case é excelente porque quando se fala de “virtualização”, às vezes não se consegue ver o benefício na prática, apenas com ilustrações e explicações. Lendo a matéria abaixo, empresas do mesmo porte, e até menores, poderão se identificar imediatamente. Parabéns a Univen pela implementação, e à ComputerWorld, pela matéria.

Virtualização reduz em 60% custos de energia na Univen

Links deste post:

ComputerWorld

Preços e descrições de Computação HP

Preços e descrições de Thin Clients

Solução de virtualização integrada P4000 G2 da HP