Windows pirata ou original: Como saber o que você comprou?

No Comments

Windows pirata é um erro duplo. Saiba como comprovar que o software Microsoft que você adquiriu é autêntico

MicroSafe - Como reconhecer software Microsoft original

"Peraí, a minha etiqueta não é animada!"

Comprar Windows pirata deve ser uma sensação horrível. Este post foi provocado por uma situação sui-generis: O preço do software legalizado vêm caindo constantemente. Com isso, alguns clientes vêem o preço do Windows 7 no site da MicroSafe e literalmente nos enviam e-mails perguntando se é produto original! A incidência das perguntas é grande o suficiente para considerarmos esta uma preocupação genuína de quem compra pela Internet, pois seria o cúmulo a empresa querer se legalizar adquirindo produtos falsificados.

Aqui, falo com qualquer revenda online: Se sua empresa passa por um questionamento destes em vez de quando, e é correta, é natural que possa até se sentir ofendida com a desconfiança acima. Mas em vez disso, coloque-se no lugar do cliente. A Internet está repleta de histórias de compras menos que prazerosas, para dizer o mínimo. Conquistar credibilidade e a confiança do cliente não vem de graça, nem deveria vir. Resumindo: São ossos do ofício, e cabe a cada um de nós fazer o máximo possível para não ser confundido com os maus negociantes, que existem em qualquer ramo.

Isto dito, vamos à parte prática: Em nossa página de Licenciamento Explicado Microsoft, nós já colocamos esta explicação há mais de 6 anos:

Além disso, o software deve acompanhar o selo de autenticidade (COA), nota fiscal de compra do hardware junto com o software e CD-ROM com holograma Microsoft. Para visualizar esses itens, clique aqui

O link acima vai para a página da Microsoft How to Tell, dedicada justamente a ser um passo a passo de como diferenciar um produto autêntico de um falsificado. O resumo do que você vai ver lá está no texto acima, mas as fotos do site da Microsoft podem lhe ajudar a recohecer se seu software — mesmo o que veio junto com seu computador – é original ou não.

E aqui vão mais algumas dicas da própria MicroSafe antes da compra:

  1. A primeira é a mais simples e eficaz de todas: Ligue para a Microsoft antes de fazer a sua compra e pergunte se a empresa/site em questão é mesmo uma Revenda Autorizada! A ligação é gratuita em todo Brasil: 0800-7617454
  2. Uma dica que sempre dou para qualquer produto comprado no Brasil que você achar barato demais: Entre na Amazon.com e veja o preço original dele nos EUA. O preço aqui no Brasil não pode ser mais barato que o original! (Até muamba tem custo para ser trazida, e não pode ter sido comprada muito mais barato que o próprio muambeiro original!). Se for, pode ter certeza, o produto é falsificado ou recondicionado (Refurbished — Ou seja, o produto já deu defeito uma vez, foi pra garantia, e voltou ao mercado depois de consertado, com uma garantia reuzida). Isso acontece bastante com HD da Seagate, por exemplo, portanto: Cuidado;

Esperamos ter ajudado! Afinal de contas, se Jack Sparrow tivesse usado algum sistema, teria sido um Windows Pirata. E ele só vive tendo dor de cabeça…